No panorama musical da Idade Média, assim como nas demais áreas culturais, a Igreja detinha um papel fundamental na criação e desenvolvimento da música. Ao longo do período medieval, verificou-se uma separação da música religiosa daquela que era considerada mais popular. Esta diferença pode ser vista, por exemplo, nos instrumentos utilizados e na língua utilizada em músicas sacras e profanas. Deste modo, a era medieval acabou por ser um período musical rico, com inovações a todos os níveis e em âmbitos distintos, como o litúrgico e o profano, fator esse que foi também notório em termos de notação musical (SOUSA, 2012). Sobre a música profana medieval e as coreografias a elas associadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Entre os vários instrumentos que acompanhavam as danças e canções medievais, podem-se citar o saltério, a charamela e a harpa. ( ) As expressões troubadours e trouvères referem-se aos músicos-poetas ou instrumentistas que praticaram a música profana em períodos específicos da Idade Média. ( ) O minueto e a quadrilha se destacavam como populares danças medievais. ( ) A tradição oral era o principal mecanismo de transmissão musical da música profana. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: SOUSA, Maria de Nazaré Valente de. A evolução da notação musical do Ocidente na história do livro até à invenção da imprensa. Dissertação (Mestrado em Ciências Documentais) - Universidade da Beira Interior, 2012. A) F - V - V - F. B) V - V - F - V. C) V - V - V - F. D) V - F - F - V.
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