Geografia, perguntado por carlotasilva3053, 1 ano atrás

No Oriente Médio, a água é um recurso precioso e uma fonte de conflito. A escassez de recursos hídricos está aumentando as tensões políticas entre países e dentro deles, e entre as comunidades e os interesses comerciais. A Guerra dos Seis Dias, em 1967, foi, em parte, a resposta de Israel à proposta da Jordânia de desviar o rio Jordão para seu próprio uso. A terra tomada na guerra deu-lhe acesso não apenas às águas das cabeceiras do Jordão, como também o controle do aquífero que há por baixo da Cisjordânia, aumentando assim os recursos hídricos em quase 50%. (Robin Clarke e Jannet King.O Atlas da Agua,2005. Adaptado.) A partir da leitura do mapa e do texto, pode-se afirmar que a água é uma questão importante nas negociações entre (A) o Iraque e os turcos. (B) os palestinos e a Síria. (C) o Líbano e a Síria. (D) os iranianos e o Iraque. (E) Israel e os palestinos.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
168
Olá!

Sem delongas, vamos para a resolução da questão.

Primeiramente, é importante destacar que a região conhecida como Oriente Médio é muito árida, o que contribui para a escassez da água. Diante do que a questão propõe, podemos afirmar que Israel e a Palestina estão em constante conflito.

Esses conflitos resultam da disputa pela água, uma vez que os dois países são banhados pelo Rio Jordão e alguns aquíferos importantes. Neste contexto, até pela questão política, Israel é o país que mais se beneficia com a água.

Com base na explicação, a alternativa correta é a letra "E".

Espero ter contribuído.





Espero ter contribuído.
Respondido por laurafeijo03
57

Resposta:

e) Israel e Palestinos

Explicação:

O mapa destaca Israel, onde há décadas ocorrem conflitos entre palestinos e israelenses que disputam o controle desse território e o acesso a recursos hídricos, como o rio Jordão.

Perguntas interessantes