No organismo humano, o sistema nervoso central é responsável por coordenar toda a resposta fisiológica a determinadas situações, enquanto o sistema endócrino é responsável por executar os comandos oriundos do sistema nervoso central. Contudo, os hormônios são encontrados em baixas concentrações no organismo, mas com respostas efetivas em relação ao estímulo.
Sobre a ação hormonal, avalie as afirmativas, a seguir, bem como a relação proposta entre elas. Após, assinale a alternativa correta:
I – Os hormônios ativam cascatas de sinalização, que amplificam o sinal de comunicação hormonal em uma série de reações catalisadas em sequência.
PORQUE
II – A interação do hormônio com a célula-alvo, por meio do seu receptor, pode promover a abertura de canais iônicos, alterando o potencial de membrana.
Alternativas
Alternativa 1:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa, embora esteja relacionada com a primeira asserção.
Alternativa 2:
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 4:
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As duas asserções são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Hormônios são capazes de potencializar a sinalização entre diferentes células, através de mecanismos associados à abertura de canais iônicos, o que irá alterar o potencial de membrana (Alternativa 3).
Hormônios são moléculas específicas com receptores específicos em células-alvo. Uma de suas funções é justamente amplificar o sinal da comunicação hormonal, através da sequência de reações químicas que ocorre no meio interno, como a abertura de canais iônicos.
Resposta: Alternativa 3:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Explicação:
Hormônios são capazes de potencializar a sinalização entre diferentes células, através de mecanismos associados à abertura de canais iônicos, o que irá alterar o potencial de membrana