No Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (2008), foram estabelecidas regras para o uso do hífen em palavras formadas por prefixos (anti, super, ultra, sub, etc.) ou por elementos que podem funcionar como prefixos (aero, agro, auto, eletro, geo, hidro, macro, micro, mini, multi, neo etc.). Assinale a alternativa em que a regra de emprego do hífen NÃO está de acordo com a determinação do referido acordo: A) Usa-se o hífen diante de palavra iniciada por h. Exemplos: anti-higiênico; macro-história; mini-hotel; proto-história; sobre-humano; super-homem; ultra-humano. B) Usa-se o hífen diante de palavra iniciada por r e também com os prefixos sub e sob, Exemplos: sub-região; sub-reitor; sub-regional, sob-roda. C) Usa-se o hífen se o prefixo terminar com a mesma letra com que se inicia a outra palavra. Exemplos: micro-ondas; anti-inflacionário; sub-bibliotecário; inter-regional D) Usa-se o hífen se o prefixo terminar com letra diferente daquela com que se inicia a outra palavra. Exemplos: auto-escola; anti-aéreo; inter-municipal; agro-industrial.
souzamaiana:
ajude me
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Olá, boa tarde!
Sobre o uso do hífen no novo acordo ortográfico, todas as alternativas estão certas, mas na letra D), houve um equívoco, veja:
D) Usa-se o hífen se o prefixo terminar com letra diferente daquela com que se inicia a outra palavra. Exemplos: auto-escola; anti-aéreo; inter-municipal; agro-industrial.
Essa alternativa não tem sequer coerência, portanto, está errada, mas como a sua questão quer a errada, vai ser ela.
Alternativa para sua pergunta: D) Usa-se o hífen se o prefixo terminar com letra diferente daquela com que se inicia a outra palavra. Exemplos: auto-escola; anti-aéreo; inter-municipal; agro-industrial.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas interessantes
Artes,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Filosofia,
1 ano atrás