No nado crawl o nadador deverá saber usar sua elasticidade muscular para produzir força, pois a capacidade de usar a energia acumulada no músculo, a natação é caracterizada por um movimento harmonioso e cíclico. É muito importante ter um ótimo nível de compreensão de todo o corpo para transferir a força do músculo em movimento de propulsão em tempo e coordenação exata. O nado crawl podemos dividir ele em quatro fases, que serão representas, na mecânica do nado, como as varreduras. Dessa forma, relacione as fases com seus objetivos:
I - primeira fase - A - Criar uma ótima propulsão e não perder velocidade
II - segunda fase - B - atingir e manter a máxima velocidade
III - terceira fase - C - suportar e não perder a velocidade
IV - quarta fase - D - atingir a máxima velocidade
escolha uma:
a. I-C; II- A; III-D;IV-B
b. I-A; II-B; III-C; IV-D
c. I-D; II-C, III-B; IV-A
d. I-B; II-A; III-D; IV-C
Soluções para a tarefa
A ordem correta para as fases e seus objetivos é: I - C; II - A; III - B; IV - D
I - primeira fase: é nessa fase que ocorre a rotação do ombro acima da água com a mão em posição de pegada, assim, o objetivo dela é suportar e não perder a velocidade
II - segunda fase: ocorre quando o ombro estiver em sua rotação máxima e o cotovelo no ponto mais alto, porém, a mão continua em seu movimento balístico para a frente e é submersa para trocar de posição. Com isso, cria-se uma ótima propulsão e não se perde velocidade.
III - terceira fase: nela o braço que estiver realizando a recuperação acelera e a mão se dirige para dentro da água enquanto a mão oposta puxa para trás atingindo e mantendo a velocidade e propulsão máxima.
IV - quarta fase: é quando a mão já inicia a fase de pegada e a outra mão sai da água, simultaneamente. Portanto, o objetivo dessa fase é atingir a máxima velocidade.
Espero ter ajudado, bons estudos :)