No mundo pós-Guerra Fria, pela primeira vez na história, a política mundial se tornou multipolar e
multicivilizacional. Durante a maior parte da existência da humanidade, os contatos entre as
civilizações foram intermitentes ou inexistentes. Depois, com o começo da Idade Moderna, por volta
de 1500 d.C., a política mundial assumiu duas dimensões. Durante mais de 400 anos, os Estados-
nações do Ocidente – Grã-Bretanha, França, Espanha, Áustria, Prússia, Alemanha, Estados Unidos
e outros – constituíram um sistema internacional multipolar dentro da civilização ocidental e
interagiram, competiram e travaram guerras uns com os outros. (...) Durante a Guerra Fria, a política
mundial tornou-se bipolar. (...) No final da década de 80, o mundo comunista desmoronou e o
sistema internacional da Guerra Fria virou história passada. (...) Os Estados-nações continuam
sendo os principais atores no relacionamento mundial. Seu comportamento é moldado, como no
passado, pela busca de poder e riqueza, mas é moldado também por preferências culturais,
aspectos comuns e diferenças. (...) À medida que aumenta seu poder e autoconfiança, as
sociedades não-ocidentais cada vez mais afirmam seus próprios valores culturais e repudiam
aqueles que lhes foram impostos pelo Ocidente. Henry Kissinger observou que “o sistema
internacional do século XXI (...) conterá pelo menos seis potenciais principais – os Estado Unidos, a
Europa, a China, o Japão, a Rússia e, provavelmente, a Índia – bem como uma multiplicidade de
países de tamanho médio e menor”. Os seis países principais a que se refere Kissinger pertencem a
cinco civilizações diferentes e, além disso, existem importantes Estados islâmicos cujas localização
estratégica, grande população e/ou reservas de petróleo lhes conferem influência nos assuntos
mundiais. Nesse mundo novo, a política local é a política da etnia e a política mundial é a política
das civilizações. A rivalidade das superpotências é substituída pelo choque de civilizações.
Huntington desenvolveu o conceito de “choque de civilizações” para pensar as relações
internacionais no mundo globalizado, segundo esta ideia, que se afirma no texto acima:
a) os conflitos globais no contexto pós-Guerra Fria são a expressão da luta de classes.
b) as identidades culturais e religiosas das populações serão as principais fontes de conflito bélico
no mundo pós-Guerra Fria.
c) no contexto da globalização os conflitos geopolíticos deixaram de existir, dado o papel central da
ONU na promoção da paz mundial.
d) os conflitos do mundo globalizado se expressam a partir das demandas dos movimentos sociais,
nesse contexto, o Estado não tem mais importância nas relações internacionais.
e) a “aldeia global” é um mundo sem barreiras e sem conflitos, onde a cultura global está
padronizada.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
a letra e essa é a melhor opção pois ela é ainda a da aldeia
day262006:
obrigadaa
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