Saúde, perguntado por lucasvilela161p5ga05, 1 ano atrás

No mundo inteiro a infecção pelo HIV tem aumentado nos últimos anos. Esse fato, em parte, se deve à redução do uso dos preservativos apresentado por dados do Departamento de IST/DST, AIDS e hepatites-Ministério da Saúde. Além disso, essa mesma pesquisa mostra a mudança dos hábitos sexuais da população jovem brasileira, como mostra os dados do Ministério da Saúde, compilados na imagem. Com esse quadro, é fundamental que o diagnóstico precoce e informação sejam os alvos prioritários das equipes de vigilância epidemiológica. Outro fato preocupante é a resistência antirretroviral detectada nos últimos anos e vários testes são realizados durante o tratamento a fim de serem evitados e contornados os problemas de resistência viral durante o tratamento.

Em relação à resistência antirretroviral leia as sentenças a seguir.
I - O teste de fenotipagem é semelhante ao que é feito quando se pretende estudar a resistência bacteriana e o vírus após semeado em Meio Muller-Hinton é incubado com discos impregnados com antivirais e após 24 horas os halos de inibição são medidos designando-se resistente, tolerante ou sensível.
II - Na genotipagem ocorre a detecção do comportamento do vírus frente aos antivirais e é o teste mais eficiente para detectar a resistência viral do que a fenotipagem.
III - A mudança da estrutura genética do HIV pode ser detectada antes do aparecimento da resistência e esse teste indica quais são os antirretrovirais que não devem ser usados e não aqueles que deverão fazer parte da terapia antiviral.
IV - O teste de genotipagem e fenotipagem são testes complexos indicados quando é observada a falha terapêutica e devem ser feitos em laboratórios de referência e por profissionais especializados para interpretarem adequadamente os resultados.
Agora assinale a alternativa correta:
Escolha uma:

a.

Na fase de latência o vírus reduz a contagem de células CD4+ e os sintomas que caracterizam a Síndrome de Imunodeficiência tem início, o que reduz a sobrevida do paciente.

b.

O período de maior transmissibilidade do HIV é durante a fase onde ocorrem os sintomas e doenças decorrentes da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), pois nessa fase ocorre o aumento da replicação viral associado com o aumento de células CD4+, necessárias para a replicação viral.

c.

Na fase de latência ocorre intensa replicação viral e redução das células CD4+ e o paciente não apresenta sintomas característicos ou indicação de positividade em testes sorológicos.

d.

Na fase aguda, 2 a 3 semanas após a infecção, o vírus permanece latente e nesse período é impossível detectar a presença do microorganismo através de testes laboratoriais.

e.

Na fase aguda o paciente apresenta sintomas que não caracterizam a doença (inespecíficos) e, devido à intensa replicação viral, o número de células CD4+ reduz drasticamente.

Soluções para a tarefa

Respondido por stephania20oyazx7
6

Resposta:

III - A mudança da estrutura genética do HIV pode ser detectada antes do aparecimento da resistência e esse teste indica quais são os antirretrovirais que não  devem ser usados e não aqueles que deverão fazer parte da terapia antiviral.

IV - O teste de genotipagem e fenotipagem são testes complexos indicados quando é observada a falha terapêutica e devem ser feitos em laboratórios de referência e por profissionais especializados para interpretarem adequadamente os resultados.

Explicação:

I - Meio de cultura Muller-Hinton é para bactérias, não para vírus.

II - É na fenotipagem que ocorre a detecção do vírus.


lucasvilela161p5ga05: CORRETO -> MUITO OBRIGADO!!
Respondido por 42MONICASANTIAGO
2

Resposta:

III e IV

Explicação:

CORRIGIDA PELO AVA

Perguntas interessantes