Filosofia, perguntado por juliasouza6642, 6 meses atrás

No mundo cosmopolita e

globalizado, reconhecemos inúmeras éticas

possíveis, mas o que importa é o fato e que

qualquer uma delas precisa de

fundamentações racionais abertas ao diálogo.

Com um X, assinale a alternativa correta. Tal

situação se dá com os participantes do próprio

grupo e com outros:

a) que se encontram atrelados à concepção

religiosa.

b) que possuem ideias divergentes.

c) que chamam de teoria tradicional.

d) que produzem conforto e riqueza

e) que se inclinam para a defesa das

liberdades.​

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
4

Éticas  possíveis que precisam de  fundamentações racionais abertas ao diálogo com os participantes do próprio  grupo e com outros:

b) que possuem ideias divergentes.

Dar fundamentação à ética é justificar racionalmente a adesão a determinados valores e não a outros, aprovando ou negando juízos de valor e ou comportamentos em sociedade.

Portanto, é fundamental que haja o diálogo entre os participantes de um mesmo  grupo e também com outros grupos, que podem possuir ideias divergentes.

Respeitar opiniões diferentes estimula o debate democrático, onde argumentos e contra-argumentos se traduzem na oportunidade de ampliar pontos de vistas e propicia o alcance de novos entendimentos.

Bons estudos!

Respondido por AnthonioJorge
1

As diferenças de modelos éticos necessitam, para que possam conviver, do diálogo, A alternativa B, portanto, é a correta.

A Ética é a área da filosofia que investiga o que é viver bem.

As diferentes éticas (modelos morais) que vemos no mundo globalizado atual só conseguem conviver umas com as outras por meio da abertura do diálogo. Caso contrário, hábitos diferentes, que formam sociedades diferentes, gerariam atritos inconciliáveis.

Assim, o diálogo construtivo só existe entre grupos que possuem ideias divergentes: onde já há consenso para quem pensa e age igual, o diálogo é desnecessário

O incentivo ao diálogo entre diferentes culturas que pregam diferentes costumes é um desafio ao mundo globalizado, havendo alguns tipos de risco:

  • O diálogo, não existindo, implica em uma não aceitação do outro como ser humano. Os meios pacíficos para a solução de conflitos se esgotam, então, rapidamente

  • O diálogo, existindo em demasia, traz um perigo de apagar as particularidades e tradições de cada cultura, acabando com suas idiossincrasias ao fundi-las em uma só cultura globalizada, insípida e reducionista

Para saber mais sobre filosofia: https://brainly.com.br/tarefa/2270592

Anexos:
Perguntas interessantes