No mundo contemporâneo, com as novas configurações da família e do trabalho, a frequência dos pequenos à educação infantil tornou-se uma necessidade do grupo familiar e da criança. Se, por um lado, esta etapa de ensino não pode ser entendida como a solução para os problemas da primeira infância, por outro, não é possível desprezar os importantes papéis que ocupa na vida da criança: social, educacional e cultural. Cavalaro, adriana gentilin; muller, verônica regina. Educação física na educação infantil: uma realidade almejada. Educar em revista, p. 241-250, 2009. Relembrando as características das crianças da educação infantil, é preciso considerar que para realizar o planejamento, é necessário compreender sobre o processo de desenvolvimento motor. Neste sentido, apresente as 3 classificações das habilidades motoras fundamentais e insira 2 exemplos de atividades (que não estejam dispostos no livro didático) de cada uma dessas classificações
Soluções para a tarefa
As habilidades motoras básicas são consideradas fundamentais para o processo de desenvolvimento motor. As três classificações dessas habilidades atléticas são:
- Locomotiva: Pode ser desenvolvido através de jogos como correr ou pular corda.
- Estabilizadora: Eles podem ser tratados por meio de atividades que exigem equilíbrio e orientação.
- Manipulativa: Estas são habilidades que consistem em controlar certos objetos. Neste caso, eles podem ser desenvolvidos por chutes e arremessos.
Desenvolvimento motor
Pode-se dizer que os quatro estágios de desenvolvimento podem ser entendidos como envolvendo primordialmente a concepção da compreensão sensorial e a descoberta do espaço circundante.
O segundo é o processo de desenvolver uma comunicação adequada com aqueles que nos rodeiam.
A terceira é caracterizada pela presença de desenvolvimentos lógicos em sua mente, e a quarta trata de reações a situações hipotéticas.
Leia mais sobre desenvolvimento motor em: https://brainly.com.br/tarefa/21016335
#SPJ4
Resposta:
Explicação:
Habilidades locomotoras: movimentos que indicam uma mudança na localização do corpo em relação a um ponto fixo na superfície. Ex.: caminhar, correr, saltar, saltitar etc. • Habilidades manipulativas: movimentos de manipulação motora. Ex.: tarefas de arremesso, recepção, chutes (manipulativas grossas) e costurar, cortar (manipulativas finas). • Habilidades estabilizadoras ou de equilíbrio: a criança, na tentativa de manter a postura vertical, é envolvida em constantes esforços contra a força da gravidade. Ex.: girar braços e tronco, f lexionar o tronco, entre outros. PAG; 93 LIVRO logo no início.