no mundo contemporâneo baseado no desenvolvimento tecnológico como ocorre a relação entre tradicionalismo religioso E as novas gerações de fiéis
Soluções para a tarefa
Nos últimos anos da década de 90, desenvolveu-se na França um amplo debate público acerca dos perigos representados por determinados grupos religiosos na sociedade francesa (Hervieu-Léger 2004). Conduzindo essa iniciativa, colocava-se a representação governamental da Mission Interministérielle de Lutte contre les Sectes (MILS). Como resultado desses debates foi definido um conjunto de critérios para identificar os perigos das seitas, permitindo-se a identificação dos chamados "grupos de risco". A partir dessa identificação, foi formulada uma lista com 173 grupos que representavam especial perigo à sociedade e demandavam atenção das autoridades públicas. Assim analisa a situação Hervieu-Léger (2004:51):
Presume-se que todas as "seitas" (se, ainda que contrariando todos os grupos que apresentam algum sentimento religioso inclassificável, aplicarmos esse termo) têm um enorme potencial de desvio, do qual a sociedade deve se proteger. Para combater essa patologia – denominada "sectarismo" no relatóriofrancesa.– o Estado, devido a sua incapacidade de erradicar o sentimento indomável – e, portanto, ameaçador – contido nas seitas, encarregou-se da missão de submeter todas elas a uma estrita vigilância (Hervieu-Léger 2004:51, tradução livre).
Birman (1999) analisa a categoria "seita" no diálogo França-Brasil e acentua as peculiaridades desse dispositivo na cultura francesa, demarcando uma diferença quanto à pertinência dessa categoria no contexto brasileiro. As oposições religião/seita e igreja/seita vêm sendo amplamente discutidas nas ciências sociais desde a clássica distinção weberiana até os já citados estudos mais contemporâneos (Hervieu-Léger 2004; Beckford 1985; Giumbelli 2002; Birman 2005). Nesse âmbito, vale salientar, operam as categorias da "manipulação mental" e da "lavagem cerebral" e as oposições às seitas atingem um circuito transnacional5, não se restringindo apenas à realidade ffrancesa. de nada fico muito feliz ter lhe ajudado