No mundo competitivo, a comunicação deixou de ser necessidade para se tornar um diferencial. Cada vez mais o mercado valoriza profissionais que se expressam com clareza, segurança, e que dominam a arte da comunicação. No cenário empresarial, a comunicação assertiva e eficaz torna-se imprescindível em vários momentos: reuniões, apresentações de projetos ou produtos, atendimento ao cliente, teleconferências, vendas, treinamentos e palestras. Dentro das organizações, falar bem significa transmitir as ideias de forma clara, objetiva e convincente, valorizar o conteúdo transmitido, envolver as pessoas no assunto, demonstrar atenção pela opinião do outro, criar um clima favorável ao diálogo e à troca de informações. Para os gestores, esta é uma habilidade fundamental.
Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:
I. Potencializar a comunicação nas organizações é simplesmente fazer o uso de alguns instrumentos e ferramentas como redes sociais sem a necessidade de um planejamento.
II. Uma das formas de potencializar a comunicação é compreender a importância da mensagem, focar no público alvo e escolher o canal correto em que a mensagem será transmitida.
III. Um dos desafios dos gestores de áreas de comunicação no Brasil e no mundo é se preocupar com uma comunicação mais efetiva e potencialmente inteligente.
IV. Para potencializar e melhorar a efetividade da comunicação, é essencial torna-la mais consistente, clara, frequente, instantânea e completa.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
III e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa 4
Explicação:
para uma comunicação ser eficiente não basta apanas jogar o informação precisa de um estudo e um planejamento.
Alternativa 4.
Porque a comunicação interna é essencial para o envio e troca de informações entre os departamentos da empresa. Desse modo, o planejamento da comunicação interna é essencial para o alcance das metas e objetivos propostos.
Dentre os aspectos trabalhados no planejamento da comunicação interna, podemos citar:
prioridade de recebimento (com ou sem cópia, em caso de e-mail) - depende da hierarquia existente em cada empresa.
escolha do canal - telefone, e-mail, grupo em aplicativo de mensagem, mural, jornal interno, outros.
protocolo no uso de cada canal de comunicação - a empresa deve definir a abordagem que deve ser usada em cada canal de comunicação definido no referido planejamento.
Vá e vença!