Física, perguntado por rhayannediaspaiva, 10 meses atrás

No movimento do pêndulo, ocorrem transformações sucessivas entre a energia potencial gravitacional e a energia cinética. Considerando como referência o ponto mais baixo da trajetória do pêndulo, quando este se encontra no ponto mais alto de sua trajetória o valor da energia potencial gravitacional é a) igual ao valor da energia cinética. b) igual à metade do valor da energia cinética. c) igual ao dobro do valor da energia cinética. d) nulo, e o valor da energia cinética é máximo. e) máximo, e o valor da energia cinética é nulo.

Soluções para a tarefa

Respondido por faguiarsantos
10

e) máximo, e o valor da energia cinética é nulo.

A energia mecânica de um sistema equivale à soma da energia cinética com a energia potencial.

Em = Ec + Ep

No caso de um pêndulo, a massa oscila de um lado a outro realizando um movimento circular de raio equivalente ao tamanho do fio.  

No ponto mais baixo da trajetória da massa, considerado como ponto de referência, a energia cinética será máxima, enquanto a energia potencial gravitacional será mínima.

No ponto mais alto da trajetória, a massa inverte a sentido do movimento, então sua velocidade é zero, sua energia cinética equivale a zero e toda a energia mecânica do sistema equivale à energia potencial gravitacional.  Logo, a Energia potencial gravitacional é máxima.

Epg = máximo

Ec = 0

Perguntas interessantes