No Movimento Antropofágico, Oswald de Andrade escreveu: “E nunca soubemos o que era urbano, suburbano, fronteiriço e continental. Preguiçosos no mapa-mundi do Brasil.(ANDRADE apud BARBOSA, 2009, p. 26)” . BARBOSA, Frederico. Modernismo na literatura brasileira. Curitiba: IESDE, 2009. Essa declaração remonta às ideias modernistas de que: I) É preciso conhecer o Brasil, nossa cultura e valorizar aquilo que nos caracteriza como nação. II) O Brasil é um país amplamente conhecido pelos seus. III) O passado negligenciava aspectos relativos ao país, tampouco o conhecia. IV) O povo brasileiro conhecia e valorizava o seu país, sua cultura. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e III, apenas. Alternativa 2: II e IV, apenas. Alternativa 3: I, II e III, apenas. Alternativa 4: II, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Olá!
Podemos afirmar que a alternativa correta compreende I) É preciso conhecer o Brasil, nossa cultura e valorizar aquilo que nos caracteriza como nação.
Podemos afirmar isso diante da compreensão do que foi o movimento Antropofágico, onde amplamente os modernistas buscavam criar uma cultura de caráter nacional, para que pudesse enfim valorizar o que o Brasil apresentava de único e de características diferenciadas, não mais incorporando a cultural Europeia.
Baseando me no texto fornecido e em conhecimentos sobre o movimento antropofágico posso afirmar que a alternativa correta é:
Letra I) É preciso conhecer o Brasil, nossa cultura e valorizar aquilo que nos caracteriza como nação.
No movimento antropofágico os artistas do modernismo buscavam um olhar para o próprio Brasil, se alimentar do Brasil (por isso o nome antropofágico) e buscar em seu próprio país sua inspiração e o tema para suas obras. Esse movimento era considerado de vanguarda, pois ia contra o pensamento comum da época que apenas o que vinha da Europa possuía valor.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/2076849
Grande Abraço