No momento em que a Educação Física assumiu os preceitos militares da ordem, obediência e patriotismo, a sua ação pedagógica baseava-se em princípios autoritários e fascistas, pois tinha como objetivo principal à formação de um corpo dócil, obediente, adestrado e subserviente. A filosofia proposta para a Educação Física pelos governos militares pós-64 pautava-se no incentivo a participação do aluno na área desportiva, neste momento percebemos uma relação entre a Educação Física e o corpo direcionada pelo binômio homem-máquina, preocupava-se com a performance desportiva do aluno desprezando o desenvolvimento de sua capacidade crítico-reflexiva.
As formas, historicamente conhecidas pela Educação Física, de disciplinar o corpo, fogem da proposta de contribuir na formação do homem crítico-participativo. Portanto, a conscientização corporal na Educação Física levaria a uma educação que visa a formação do indivíduo "consciente, crítico, sensível à realidade que o envolve" (BRACHT, p. 184, 1986), permitindo a conscientização de que o homem é o seu próprio corpo. Negando assim, a visão da Educação Física no sistema político-econômico das classes dominantes que toma o corpo do homem como objeto tecnizado e desumano, oprimido e dominado.
2.a) Quais as consequências negativas trazidas pelo Militarismo para a Educação Física Escolar?
3.b) Que tipo de atividades a Educação Física Escolar pode trazer para o ambiente escolar, respeitando as individualidades de cada aluno?
4.c) Atualmente, algumas características marcantes da modernidade, a exemplo do estilo de vida adotado e da alimentação inadequada, tem contribuído para o crescimento de doenças. Esse problema está sendo recorrente em crianças, jovens e adolescentes em idade escolar. Que tipo de doenças são essas que trazem consequências para a saúde destes sujeito?
5.d) Como a Educação Física Escolar pode auxiliar no combate ao surgimento dessas doenças e no modo de vida adotado atualmente pelos escolares?
6.e) O ser humano tem uma personalidade corporal que o identifica como pessoa. Ele não é somente o que sente e pensa, mas também tudo aquilo que está presente em seu corpo, em sua totalidade. Como você compreende que as atividades de Educação Física na escola podem colaborar com o respeito ao corpo do ser humano durante as aulas desta disciplina, auxiliando no desenvolvimento da corporeidade dos escolares no intuito de eles serem mais autônomos, críticos, reflexivos e atuantes neste sociedade atual?
Soluções para a tarefa
Resposta:
só sei a letra A) pode ser?
R:No momento em que a Educação Física assumiu os preceitos militares da ordem, obediência e patriotismo, a sua ação pedagógica baseava-se em princípios autoritários e fascistas, pois tinha como objetivo principal à formação de um corpo dócil, obediente, adestrado e subserviente.
Explicação:
espero ter ajudado;-;
Resposta:
5)A educação física é essencial na formação dos cidadãos em seus mais variados aspectos. A saúde é um desses aspectos e a escola atua, entre outros pontos:
Orientando os alunos para uma alimentação saudável;
Estimulando a prática de atividades físicas;
Promovendo atividades que ajudem nas relações interpessoais;
Evitando que os alunos se exponham a situações que possam afetar sua saúde;
Ajudando os alunos a identificar situações de risco;
Promovendo a conscientização sobre a necessidade de uma vida saudável;
Estimulando atitudes de promoção da saúde.
Explicação:
Desculpa só sei a 5° mas espero ter ajudado.