No Módulo 1 do Programa Mais Alfabetização – PMALFA, foram abordadas características importantes que a Base Nacional Comum Curricular – BNCC traz em relação ao processo de alfabetização. A BNCC destaca um conjunto de capacidades/habilidades do processo de alfabetização que são definidas como “capacidades de (de)codificação”. Com base nos estudos dos materiais deste módulo, qual das capacidades/habilidades listadas abaixo não está relacionada ao processo de alfabetização?
Soluções para a tarefa
Olá!
Parece que você se esqueceu das alternativas.
A) Conhecer o alfabeto.
B) Dominar as relações entre grafemas e fonemas.
C) Identificar humor e ironia em um texto.
D) Saber decodificar palavras e textos escritos.
Desta forma, a alfabetização compreende o processo educacional responsável por tornar o aluno capaz de decodificar palavras e textos escritos, assim como o conhecimento do alfabeto e sua relação com grafemas e fonemas.
Todavia, o conhecimento mais complexo, compreendendo a identificação do humor e da ironia, já está associado ao processo de letramento, em que o individuo torna-se capaz de interpretar o texto e sistemas mais complexos, nos próximos anos de escola.
Resposta:
É importante dominar as convenções gráficas (letras maiúsculas e minúsculas, cursiva e script) e conhecer o alfabeto português do Brasil.
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
No 1.º e 2.º ano do Ensino Fundamental, segundo a BNCC, é importante observar as capacidades/habilidades envolvidas na alfabetização (capacidades de codificação e decodificação). Sobre isso, é verdadeiro afirmar que é importante dominar as convenções gráficas (letras maiúsculas e minúsculas, cursiva e script) e conhecer o alfabeto português do Brasil. Compreender as diferenças entre escrita e outras formas gráficas (outros sistemas de representação) não deve ser consolidado na Educação Infantil.
A BNCC delimita o espaço entre os dois anos iniciais do Ensino Fundamental para a alfabetização. É importante compreender a natureza alfabética do nosso sistema de escrita e dominar as relações entre grafemas e fonemas, bem como proporcionar a ampliação da sacada do olhar para porções de texto maiores que meras palavras, desenvolvendo assim fluência e rapidez de leitura (fatiamento).