Filosofia, perguntado por vivikella321p5lssp, 11 meses atrás

no mito da caverna o que representa a filosofia?

Soluções para a tarefa

Respondido por lucyharthefilia
4

Na teoria platônica, o mito da caverna é uma crítica à falta da busca pela razão. A caverna e seus prisioneiros representam as pessoas que acreditam que o conhecimento está apenas naquilo que experienciam do mundo – as evidências empíricas. Ela demonstra que pessoas que baseiam seu conhecimento naquilo que sentem estão vulneráveis a engarem-se, pois são sujeitos a enganos.

As sombras representam a percepção enganada daqueles que acreditam apenas na observação, sem realizar questionamentos. Se você simplesmente acredita no que observa, pode estar vendo apenas uma sombra da realidade, segundo Platão.

O jogo praticado entre os prisioneiros representa, por sua vez, a tendência das pessoas ignorantes a acreditarem em pessoas que afirmam saber a verdade, quando não a questionam por si só. Na prática, o vencedor não sabia absolutamente nada sobre a realidade e, mesmo assim, era admirado cegamente pelos outros dois.

A escapada do prisioneiro representa, no mito da caverna, o filósofo. Ele busca conhecimento fora da caverna e do senso comum. Sua jornada é a busca pela verdade e conhecimento baseada na razão.

Quando ele retorna e conta aos prisioneiros o que aprendeu, sendo ameaçado por eles, Platão critica o medo e a rejeição das pessoas em relação à verdade. No mito da caverna, ele indica que as pessoas preferem acreditar em seus dogmas, do que questionar suas crenças em busca da verdade.

Perguntas interessantes