No meu aniversário, o bolo foi cortado em vários pedaços diferentes. Meu avô comeu 1/12 dele, minha avó ficou com 2/9 e meu tio, como achou ele muito saboroso, repetiu o pedaço que foi ao todo 3/8. Quanto do meu bolo foi sobrou?
Soluções para a tarefa
Subtraindo do total do bolo de aniversário, o total de quanto o bolo foi consumido, obteremos partes que sobrou do bolo.
Acompanhe a solução:
Encontrando o total consumido:
Somando-se todas as frações que representam o que o avô, a avó e o tio consumiram, obteremos o total que foi consumido. Veja:
Não é possível somarmos as frações com denominadores (parte de baixo da fração), diferentes. Temos que encontrar o denominador comum. E para isto, devemos aplicar o mínimo múltiplo comum (MMC).
Assim, o denominador comum será 72.
Continuando..., para cada fração da soma, deve-se dividir o MMC pelo denominador e na sequência multiplicar pelo numerador. Veja:
Assim, o avô, a avó e o tio consumiram no total do bolo.
Encontrando a sobra do bolo:
Subtraindo do total do bolo, a parte consumida, resultará na parte que sobrou do bolo.
Mas como encontrar o total do bolo? Resposta: Analisando a fração que representa o total que foi consumido, o denominador representa a quantidade TOTAL de partes que o bolo, na realidade, foi dividido e o numerador a quantidade de partes que consideramos, no caso partes que foram consumidas. Desta forma, 72 é o total de pedaços disponível e se eu consumir 72 pedaços, consumirei o bolo inteiro. Logo, a fração que representa o inteiro é .
Efetuando a conta:
total do bolo - parte consumida =
Resposta:
Portanto, sobrou do bolo .
Bons estudos e até a próxima!
Não se esqueça de marcar a melhor resposta, votar e classificar a solução dada!