No mês de novembro de 2018, em uma unidade de uma empresa multinacional do setor supermercadista localizada em uma cidade no interior do estado de São Paulo, um caso trágico aconteceu: depois de algumas tentativas de retirar um cachorro que estava na entrada do supermercado, um funcionário terceirizado promove um espancamento brutal no pobre animal, que não oferecia perigo ou resistência. Após a chegada do órgão responsável pela retirada e cuidado de animais de rua, o animal foi socorrido, porém não resistiu aos ferimentos impostos pelas agressões sofridas e veio a óbito pouco tempo depois.”
Neste MAPA vamos refazer o caso descrito acima passo a passo, em que você terá a missão de estruturar as ações necessárias para conter a situação e apresentar alternativas que possam ser usadas para proteger a imagem da empresa perante seus clientes internos e externos e perante a opinião do grande público.
Desta forma, o desafio “LIMPANDO A IMAGEM DA EMPRESA”, disponível no Material da Disciplina, será a base para resolução da atividade MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) de Comunicação Empresarial e Negociação. Esta atividade será separada em etapas, no qual as fases da história envolverão transpor os problemas da vida real aplicando os conhecimentos da disciplina de Comunicação Empresarial e Negociação.
Soluções para a tarefa
A multinacional do setor supermercadista pode adotar às seguintes medidas para proteger a sua imagem:
Assumir a responsabilidade - emitir uma nota de esclarecimento sobre o ocorrido e deixar bem claro que houve um erro do colaborador. Ainda, a empresa pode reforçar a ideia de que não orienta os colaboradores a tratarem os animais de forma violenta.
Não responder a comentários maldosos - principalmente aqueles realizados por consumidores ou internautas avulsos nas redes sociais online.
elaborar um plano de ação para evitar novos erros - neste plano, um dos primeiros passos pode ser a demissão ou punição (com afastamento ou prestação de serviços para algum ente da sociedade civil) do colaborador. Por fim, a empresa pode criar uma área externa com água e ração para os cães de rua.
Espero ter ajudado!