No mês de abril de 2020, o telescópio Hubble completou 30 anos e em comemoração NASA, agência espacial americana divulgou duas imagens inéditas de nebulosas localizadas em uma galáxia satélite da Via Láctea, na região de formação de estrelas denominada Grande Nuvem de Magalhães. Após apreciar a imagem, pesquise como funciona um telescópio e como ele produz imagens de objetos tão distantes da Terra.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Há dois tipos de telescópios ópticos: os que operam por refração (refratores) e os que funcionam por reflexos são os (refletores). O telescópio refrator é um cilindro com uma ou mais lentes em cada extremidade. A luz de um objeto distante penetra na extremidade superior do cilindro. A lente daquela extremidade, chamada lente objetiva, capta a luz e a decompõe, focalizando-a em um ponto perto da extremidade inferior do cilindro. A luz então forma uma imagem do objeto. Na extremidade inferior, uma lente chamada ocular aumenta a imagem. Os telescópios refletores são muito mais poderosos que os refratores. Os refletores têm um espelho curvado na extremidade inferior do cilindro. A luz de um objeto é refletida pelo espelho e focalizada em um ponto do cilindro. Nesse ponto, há um segundo espelho, que reflete a luz para o lado, fazendo-a sair através de uma abertura lateral. Nessa abertura, uma lente ocular aumenta a imagem formada pela luz.
Resposta:
Há dois tipos de telescópio, os de refração e os refletores. Ele é um cilindro com uma ou mais lentes nas extremidades, a luz do objeto penetra na lente e a decompõe, que vai para o inferior do cilindro, que aumenta a imagem. Os telescópios refletores, são mais poderosos, eles tem um espelho curvado na extremidade, a luz do objeto é refletida pelo espelho e é focalizada em um ponto do cilindro, que há um segundo espelho, refletindo a luz para o lado, saindo através da abertura lateral que aumenta a imagem.
Explicação:
Essa é a versão mais resumida do texto.