No mercado financeiro temos a negociação de ativos no mercado de renda fixa e variável. A principal característica do mercado de fixa é a segurança do recebimento de uma rentabilidade e preservação do capital inicial investido. Por outro lado, no mercado de variável, não há certeza do recebimento de uma rentabilidade nem da manutenção do capital inicial investido. Em relação aos ativos de renda fixa e variável podemos entender que:
Soluções para a tarefa
Olá, boa noite!
Conforme descrito no enunciado, apesar dele estar incompleto, existem caractéerísitcas peculiares a cada um deles.
A Renda Fixa é um tipo de investimento em que a remuneração ou forma de cálculo é conhecida no momento da aplicação. Por isso, são menos arriscados e mais adequados a investidores que possuem perfil conservador.
Geralmente os ativos de renda fixa são títulos de dívida, onde o investidos empresta dinheiro a um emissor e tem o direito de receber, em uma data determinada, o capital que foi investido com acréscimo de juros.
São exemplos de investimentos dessa categoria:
Caderneta de Poupança
Títulos Públicos
Debêntures
Certificados de Depósito Bancário (CDB)
Letras de Crédito Imobiliário (LCI)
Letras de Crédito do Agronegócio (LCA)
Fundos de Renda Fixa
Fundos DI.
Os títulos de renda fixa podem ainda ser subdividos em títulos pré-fixados (onde já se sabe previamente a rentabilidade do titulo) e o pós-fixado (não se sabe ao certo a rentabilidade do título, somente a sua base de cálculo).
A Renda Variável é o tipo de investimento em que não se é sabido a remuneração ou base de cálculo. Por isso, são considerados de maior risco e adequados a investidores de perfi dinâmico.
Os ativos de renda variável, geralmente, encontram-se no mercado de ações, derivativos, câmbio e fundos de ações.
Espero ter ajudado!
O Certificado de Depósito Interbancário (CDI) é um título privado de renda fixa e com taxa de juros pré e pós fixado.