No mercado de derivativos existe um tipo de mercado que possibilita aos negociantes obterem o direito de comprar ou vender determinado ativo mediante ao pagamento de um valor chamado de prêmio. A pessoa que vende o direito de comprar o ativo é denominado de lançador e a pessoa que compra esse direito é denominado de titular. AFONSO, Juliana Franco; TONIN, Julyerme Matheus. Bolsas de Mercadorias e Mercado Futuro. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020. Com base no exposto, esse mercado é denominado de: Alternativas Alternativa 1: Swap Alternativa 2: Mercado Futuro Alternativa 3: Mercado a Termo Alternativa 4: Mercado Aduaneiro Alternativa 5: Mercado de Opções
Soluções para a tarefa
Resposta:
mercado de opções
Explicação:
pagina 42 do livro Bolsas de mercadorias e mercados futuros
Resposta:
Mercado de opções
Explicação:
No mercado de opções, negocia-se o direito de comprar ou de vender um bem por um preço fixo numa data futura. Quem adquirir o direito deve pagar um prêmio ao vendedor. Este prêmio não é o preço do bem, mas apenas um valor pago para ter a opção (possibilidade) de comprar ou vender o referido bem em uma data futura por um preço previamente acordado.
O objeto de negociação pode ser um ativo financeiro ou uma mercadoria, negociados em pregão, com ampla transparência. O comprador da opção, também chamado titular, sempre terá o direito do exercício, mas não obrigação de exercê-lo. O vendedor da opção, também chamado lançador, terá a obrigação de atender ao exercício caso o titular opte por exercer seu direito.
Preço de exercício: É o preço que o titular paga (ou recebe) pelo bem em caso de exercício da opção.
Prêmio: É o valor pago pelo titular (e recebido pelo lançador) para adquirir o direito de comprar ou vender o ativo pelo preço de exercício em data futura.
Assim como no mercado futuro, é possível uma contraparte transferir a um terceiro o seu compromisso, desde que execute a operação inversa àquela que originou a posição inicial; quem comprou, vende a mesma opção; ou quem vendeu originalmente, compra uma opção para a mesma série e vencimento, o que dispensa a necessidade das contrapartes originais permanecerem atreladas até a data de vencimento da obrigação.
É importante destacar que, no mercado de opções, o titular pode perder no máximo o prêmio pago, enquanto para o lançador de uma opção os riscos são ilimitados.