no material sobre atividade física disponibilizado a sua pessoa , foi apresentado uns dados referente a prática de atividade física em adolescentes. Quais os estados/ região do Brasil tem o percentual mais elevado de atividade física?
(a) Rio Grande do Sul , Santa Catarina e Paraná .
(b) Mato Grosso , Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito federal.
(c) São Paulo , Rio de janeiro, Minas Gerais e Espirito Santos.
(d) Tocantins, Amapá , Pará, Rondônia , Roraima , Amazonas e acre.
Soluções para a tarefa
Resposta:
novembro de 2019 – As primeiras tendências globais já compiladas sobre atividade física insuficiente em adolescentes mostram que são necessárias ações urgentes para aumentar os níveis de atividade física em meninas e meninos de 11 a 17 anos.
O estudo, publicado na revista The Lancet Child & Adolescent Health e produzido por pesquisadores da Organização Mundial da Saúde (OMS), conclui que mais de 80% dos adolescentes no mundo que frequentam escolas não cumpriram as recomendações atuais de pelo menos uma hora de atividade física por dia – incluindo 85% das meninas e 78% dos meninos.
A pesquisa – que é baseada em dados reportados por 1,6 milhão de estudantes de 11 a 17 anos – conclui que, em todos os 146 países analisados entre 2001 e 2016, as meninas eram menos ativas do que os meninos em todos, exceto quatro (Tonga, Samoa, Afeganistão e Zâmbia).
A diferença na proporção de meninos e meninas que cumpriram as recomendações foi superior a 10 pontos percentuais em quase um em cada três países em 2016 (29% ou 43 dos 146 países), com as maiores lacunas observadas nos Estados Unidos da América e na Irlanda (mais de 15 pontos percentuais). A maioria dos países do estudo (73% ou 107 de 146) viu essa diferença de gênero ser ampliada entre 2001 e 2016.
Saúde dos jovens comprometida por atividade física insuficiente
A pesquisa mostra que os níveis de atividade física insuficiente em adolescentes continuam extremamente altos, comprometendo sua saúde atual e futura. “Ações políticas urgentes para aumentar a atividade física são necessárias agora, principalmente para promover e manter a participação das meninas na atividade física”, diz uma das autoras do estudo, Regina Guthold, da OMS.
Entre os benefícios para a saúde de um estilo de vida fisicamente ativo durante a adolescência, estão a melhoria da aptidão cardiorrespiratória e muscular, saúde óssea e cardiometabólica e efeitos positivos no peso. Também há evidências crescentes de que a atividade física tem um impacto positivo no desenvolvimento cognitivo e na socialização. As evidências atuais sugerem que muitos desses benefícios continuam na idade adulta.
Para alcançar esses benefícios, a OMS recomenda que os adolescentes pratiquem atividade física moderada ou vigorosa durante uma hora ou mais por dia.
O estudo estimou quantos adolescentes de 11 a 17 anos não atendem a essa recomendação por meio da análise de dados coletados em pesquisas escolares sobre os níveis de atividade física. A avaliação incluiu todos os tipos de atividade física, como tempo gasto em brincadeiras ativas, recreação e esportes, tarefas domésticas ativas, caminhadas e ciclismo ou outros tipos de transporte ativo, educação física e exercícios planejados.