ENEM, perguntado por FelipeFarias4628, 11 meses atrás

No marco do que se tem denominado de teoria social crítica, a questão social é(A) produzida pela ineficácia de métodos de gestão social.(B) constitutiva do desenvolvimento do capitalismo, pois elanão se suprime se este se conserva.(C) uma disfunção ou ameaça à ordem e à coesão social.(D) uma situação natural, resultante de conflitos individuaisque expressam o desejo da igualdade social.(E) uma expressão que nasce para designar o fenômenodo pauperismo na primeira década do século XX.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
6

Na teoria social crítica, a questão social é:

(B) constitutiva do desenvolvimento do capitalismo, pois ela não se suprime se este se conserva.

No vigésimo terceiro capítulo do livro primeiro d’O capital, Marx revela e analisa a lei geral da acumulação capitalista,  a “questão social”, sua complexidade, seu caráter de encadeamento dedutivo e necessário ao  desenvolvimento capitalista em todos os seus estágios.

Assim, para Marx, o desenvolvimento capitalista produz, a “questão social” em diferentes estágios de  desenvolvimento e que produzem diferentes manifestações, não sendo apenas uma sequela transitória do regime do capital: sua existência e suas manifestações são indissociáveis da dinâmica específica do capital tornado potência  social dominante. A “questão social” é constitutiva do capitalismo: não se suprime  aquela se este se conservar.

Bons estudos!

Perguntas interessantes