No mapa a seguir, estão marcados os pontos extremos do Brasil: no Norte, a nascente do rio Ailã (fronteira do Brasil com a Guiana), no monte Caburaí, em Roraima; no Sul, o arroio Chuí, no Rio Grande do Sul (fronteira do Brasil com o Uruguai); no Leste, banhado pelo oceano atlântico, a ponta do Seixas, na Paraíba; e, no Oeste, a nascente do rio Moa (fronteira do Brasil com o Peru), na serra de Contamana, no Acre.
Calcule a escala usada nesse mapa.
Caso não dê para ler: de oeste à leste está traçado uma linha, e em cima desta linha está 4.319km, e há outra linha traçada de norte à sul, e em cima desta linha está escrito 4.394km.
Agradeço quem puder me ajudar nesta questão.
Soluções para a tarefa
A escala de um mapa pode ser calculada através da fórmula , onde:
- E = Escala do mapa
- d = distância gráfica
- D = distância real
Escala cartográfica
Trata-se de um meio utilizado para representar mapas em um tamanho muito menor, porém mantendo-se a mesma proporção. Isso pode ser melhor compreendido utilizando a imagem do mapa do Brasil como um exemplo.
Considerando que a escala do mapa mostrado seja de 1:300, significa que cada 1 centímetro medido no mapa equivalerá a 300 Km na distância real. Assim, utilizando a distância da nascente do rio Moa (AC) até a Ponta do Seixas (PB), teremos:
Logo, ao utilizarmos uma régua para medir a distância entre a nascente do rio Moa (AC) e a Ponta do Seixas (PB), encontraríamos a medida de 14,4 centímetros.
O mesmo também é válido para a distância entre a nascente do rio Ailã (RR) e o arroio Chuí (RS), onde:
Ainda, utilizando as medidas em centímetros obtidas com o auxílio de uma régua e relacionando-as com as distâncias reais através da fórmula citada anteriormente, é possível realizar o procedimento inverso e obter a escala do mapa, da seguinte forma:
Portanto, é dessa forma que podemos calcular a escala de um mapa.
Entenda mais sobre Cartografia aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/17635264