No lugar onde você vive há alguma festa de comunidades de migrantes de outros países?
Soluções para a tarefa
Resposta:
sim
Explicação:
Oktoberfest: Blumenau – Santa Catarina
A festa que comemora e preserva os costumes dos antepassados alemães vai acontecer este ano entre os dias 4 e 22 de outubro. Os imigrantes alemães se instalaram no sul do Brasil devido ao clima e, aos poucos, construíram colônias e cidades, como as que conhecemos hoje.
Similar à Oktoberfest de Munique na Alemanha, em Blumenau você consegue conhecer um pouco mais da cultura germânica participando de desfiles e de danças e experimentando vários pratos do país. As comidas que se destacam são as salsichas servidas com chucrute e joelho de porco.
Festa Pomerana: Pomerode – Santa Catarina
Mais uma festa alemã, só que desta vez um pouquinho diferente! Pomerode é um município que faz parte da região de Blumenau e é conhecida por ser “a cidade mais alemã do Brasil”. O curioso do lugar é que grande parte da população fala alemão e “pomerano”, a língua da região da Pomerânia. Além da arquitetura igualzinha à do país, os eventos da festa contam com comidas típicas, bandas e bandinhas populares, competições e uma feira artesanal!
Ano Novo Chinês: São Paulo – São Paulo
A tradição chinesa de Ano Novo é diferente da brasileira, já que eles seguem o calendário lunissolar. A comemoração no Brasil acontece na Liberdade, bairro famoso da capital paulista que reúne toda a cultura oriental. O evento conta com uma grande variedade de comidas e danças típicas, além de apresentações de kung fu e tai chi chuan. Imagina que legal conhecer toda a China nesse incrível bairro no centro de São Paulo?
Festa da Padroeira Achiropita: São Paulo – São Paulo
Assim como a Liberdade abriga a cultura dos imigrantes orientais, o bairro do Bixiga é um dos mais tradicionais da cidade e é formado por imigrantes italianos. A Festa da Achiropita é a festa italiana mais tradicional do Brasil e apresenta um festival de comidas e muita música.
Esse lugar é perfeito para quem gosta muito de espaguete, penne, lasanha, fogazzas e fricazzas. Deu até fome, né? Todo ano a festa atrai mais de 250 mil pessoas!
Festa do Imigrante: São Paulo – São Paulo
Imagem retirada do site oficial do Museu da Imigração.
Como você já pôde perceber, a maior cidade do Brasil abriga muita cultura de fora! A Festa do Imigrante é realizada pelo Museu da Imigração e oferece muita música, danças e culinária de várias nacionalidades.
Há 22 anos o evento resgata a história dos imigrantes, e mais de 20 mil pessoas comparecem a cada edição. Além disso, você também pode visitar o museu todos os dias da semana! A experiência principal do lugar traz memórias e identidades, e aborda o processo migratório da história da humanidade. Acesse o site e veja a programação!
Expoflora: Holambra – São Paulo
O nome “Holambra” é a junção de Holanda, América Latina e Brasil, já que a cidade foi fundada por holandeses. Essa antiga colônia ainda mantém os costumes do país, incluindo a culinária, arquitetura e danças típicas. A Expoflora lança variedades de flores, e a cidade é o maior centro de comércio e cultivo de plantas do país. O festival tem um visual muito bonito, cheio de cores e muita alegria!
Esses festivais acontecem para resgatar culturas diferentes da nossa e sempre devemos lembrar o quanto nosso país é enorme e tem espaço para todo mundo, não é? Veja como temos influências de outros países conferindo também nosso post com algumas