História, perguntado por marialuciabatistaded, 6 meses atrás

No livro Gestão da Educação Pública, o autor José Furtunati (2007) afirma que, no Brasil, a disputa pela separação da Igreja Católica do Estado tem seu momento marcante durante a proclamação da república, em 1889. Entretanto, em 1937, com o surgimento de um Estado de cunho autoritário, uma nova Constituição voltou a selar a aproximação entre a Igreja Católica e o Estado Brasileiro. Assinale a alternativa que representa essa reaproximação.
A) Possibilidade de o Estado financiar escolas, seminários, hospitais ou qualquer outra instituição que tratasse do “interesse coletivo”. B) Fim do ensino religioso nas escolas públicas e do não pagamento do salário do clero pelo Estado.
C) Necessidade da sociedade brasileira da época, por ser majoritariamente cató lica, de vivenciar a fé cristã com brasileiros não católicos, em instituições como escolas, hospitais, entre outras.
D) Reconhecimento do casamento religioso pela lei civil e da liberação do divórcio.
E) Apoio do Estado à Igreja Católica para realizar a recristianização da sociedade brasileira, por meio de

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
1

Em 1937, com o Estado Novo de Getúlio Vargas, e diante de uma intensa centralização do poder político e de medidas autoritárias tomadas a cada prosseguimento do governo, cita-se:

Possibilidade de o Estado financiar escolas, seminários, hospitais ou qualquer outra instituição que tratasse do “interesse coletivo". Isso tudo relacionava-se com o desejo do Governo de manter controle ideológico, político e até mesmo religioso sobre a população brasileira.

Perguntas interessantes