No livro de Silva (2003), o autor traz algumas considerações sobre a ludicidade para crianças e adolescentes que são exploradas por meio do trabalho infantil. Sobre esse tocante, esses momentos de brincadeira entre crianças e adolescentes trabalhadores não podem ser vistos como diversão, entretenimento ou possibilidade de afastar o sentimento de tédio e sim como uma postura de resistência em meio a um ambiente de tanto sofrimento e injustiça.
SILVA, M. R. Trama Doce-Amarga: (exploração do) Trabalho Infantil e Cultura Lúdica. Ijuí: Ijuí; São Paulo: Hucitec, 2003.
Nesse contexto, analise as afirmações abaixo e identifique-as como V (verdadeira) ou F (falsa) em cada uma das afirmações.
I. O lúdico apresenta-se como uma atitude de oposição em um espaço onde sobra amargura e injustiça.
II. A cultura lúdica configura-se como possibilidade para manifestações culturais do brincar e jogar, que têm por objetivo romper com a desigualdade social.
III.Todas as formas de exploração do trabalho infantil agenciam a vivência da cultura lúdica e também o direito à escolarização da criança e do adolescente.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
As alternativas verdadeiras correspondem a I e II, de modo que as atividades lúdicas contribuem sim para um desenvolvimento da criança de modo a manter a mente entretida, essas atividades possuem um importante papel na questão de socialização dos pequenos.
Quando se proporciona isso a uma criança de certa forma se reduz as desigualdades sociais, pois essas podem brincar e se divertir como todo o resto de crianças presentes na sociedade.
lidalan37:
Alternativa 2
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás