No livro A ideologia alemã, Karl Marx e Friedrich Engels direcionam a sua crítica à filosofia “crítica” alemã e apresentam, ainda de modo incipiente, os pressupostos e os fundamentos do método que passaria a ser designado como “materialismo histórico”.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo referentes ao materialismo histórico.
( ) O método de investigação marxista não foi influenciado pela filosofia hegeliana e pouca relação possui com a concepção de Hegel a respeito da articulação entre sujeito-objeto, por esta impedir a neutralidade e objetividade do conhecimento produzido.
( ) Hegel contribuiu para uma nova compreensão da dialética ao articular dois conceitos fundamentais: a contradição e a metafísica.
( ) Por meio da concepção hegeliana do trabalho, isto é, como o impulsionador do desenvolvimento humano, Hegel possibilitou que a filosofia passasse a conceber o homem como um ser histórico dada a sua capacidade de trabalho.
( ) Os pressupostos do materialismo histórico são os indivíduos reais e a sua produção material, isto é, a produção e reprodução das suas condições de existência.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta: preciso de respostas da av1 sociologia das contradicoes sociais
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Pedagogia,
6 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás