No livro “A gênese do número na criança” de Piaget e Szeminska, (1981, p. 15) consta que, “não é suficiente à criança saber contar verbalmente para que esteja de posse do número”, e ainda que, a sucessão dos números se constitui “em síntese operatória da classificação e da seriação”. Com isso, fique evidente na perspectiva piagetiana, que a construção do número depende da lógica. E para desenvolver isso na criança precisa de outras ações a das relações simétricas, veja o exemplo que Toledo e Toledo (2010, p. 49) nos apresenta: “Vamos fazer uma fila com “os filhos do casal Costa” (Ana, Paulo, Lídia, Ivo e José). Se considerarmos, entre eles, a relação “ser irmãos”, diremos que “Ivo, é irmão de José”, e se invertermos a ordem, a relação continuará a mesma: “José é irmão de Ivo”. Portanto a relação “ser irmãos” tem propriedade simétrica, ou seja, mantém-se mesmo quando invertemos a ordem dos elementos. Se tivéssemos organizado os irmãos em fila por altura, a relação “ser mais alto” teria a propriedade assimétrica: considerando que “Ivo é mais alto que José”, então “José é mais baixo que Ivo”.
PIAGET, J.; SZEMINSKA, A. A gênese do número na criança. 3. ed. Tradução de: OITICICA, C. M. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
TOLEDO, M. B. A.; TOLEDO, M. de A. Teoria e Prática de Matemática: como dois e dois. 1. ed. São Paulo: FTD, 2010.
Diante disso, analise as afirmativas sobre as relações simétricas e assimétricas e assinale corretamente.
I. Pode se compreender que na construção de número, a criança constrói este conceito das relações simétricas quando agrupa objetos por suas semelhanças.
II. Nas relações assimétricas é trabalhado na criança este conceito, quando estabelece as diferenças ordenadas.
III. É preciso destacar que o desenvolvimento na criança das relações simétricas e assimétricas na quantificação dos objetos surgem uma após outra, e não deve entender que vai evoluir simultaneamente.
IV. O trabalho com as relações simétricas e assimétricas, desenvolve a compreensão e estabelece pontos de referências para a criança se situar no espaço e fazer relações de posição entre números e objetos, podendo interpretar e usar a terminologia correta.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
II e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
Creio que a resposta seja a II e IV
Explicação:
glaucyapontes19:
Qual página do livro fala sobre esse assunto?
Respondido por
12
Considerando as relações simétricas e assimétricas, temos que a alternativa correta é a 3: II e IV, apenas.
De acordo com o livro “A gênese do número na criança”, não é suficiente para a criança ter conhecimento de saber a contagem verbal para que esteja em posse do número, em que a sucessão dos números tem como constituição a síntese operatória da classificação e da seriação.
Dessa forma, nas relações assimétricas, ocorre o trabalho do conceito do estabelecimento das diferenças ordenadas. Onde o trabalho com as relações simétricas e assimétricas realiza o desenvolvimento da compreensão e do estabelecimento dos pontos referenciais.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
História,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
História,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás