no judô tem muitas quedas, Existe uma forma correta de cair? Justifique sua resposta?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Se existe uma maneira direta de definir o judô, a frase ''a arte de saber cair'' se encaixa como uma luva. A observação do professor Liogi Suzuki, que há 39 anos ministra judô, serve de horizonte a todo interessado em virar um atleta ou somente treinar por curiosidade. Quem seguir a risca este princípio pode até não se tornar um campeão, mas recebe em troca educação moral, física e mental, fatores considerados raridade nos tempos atuais.
Dentre os fundamentos do judô, Suzuki ressalta que o mais importante é aprender a cair corretamente para não se machucar na hora dos impactos. Ele acredita que isto ajuda a preservar a integridade física e moral, uma vez que a pessoa quando não sabe cair, depois de uma queda violenta pode sofrer lesões em pontos vitais como pescoço e cabeça.
Na verdade, Suzuki lembra que o ''saber cair'' é a base para se aprender a projetar, derrubar o oponente. Conforme ele, o judoca que sofre um golpe violento e não sabe amortecer uma queda pode comprometer pontos vitais - que pode trazer consequências fatais. ''Esse fundamento é primordial porque por melhor que seja o judoca, ninguém está imune a derrota'', sublinha.
O jiu-jitsu é a fonte das modalidades mais comuns do judô. Suzuki explica que seu significado literal vem da análise das palavras jiu - que remete à maleabilidade, flexibilidade e obediência - e jitsu que significa a técnica pr8opriamente dita. ''Podemos entender que o jiu-jitsu é a arte de primeiro ceder para depois sim vencer de forma mais completa. Esse é o princípio que o judô assimilou do jiu-jitsu'', acredita.
Com base nisto, os aspectos técnicos do judô estão fundamentados no preparar, desequilibrar e finalmente sacramentar com um golpe perfeito. Suzuki subdivide-as em técnicas de braço, quadril, pernas, sacrifícios, retaguarda e lateral. ''Estes golpes são mais comuns nos embates de contato em pé'', ressalta. Outros pontos também importantes compreendem imobilizações, estrangulamentos e chaves nas articulações do joelho.
Para evitar contusões também é importante fazer aquecimento tanto quanto em outros esportes como corridas ou exercícios localizados na coluna, braços, punhos, articulações coxa-femural, joelho e tornozelo.
ESPERO TER AJUDADO;)