No itinerário histórico-cultural ocidental de estruturação do pensamento filosófico-político sobre a origem e fundamento do Estado e da sociedade política, encontra-se o modelo de pensamento contratualista (jusnaturalista), tendo em Hobbes, Locke e Rousseau filósofos relevantes na discussão dos elementos estruturais deste modelo. Segundo Norberto Bobbio, este modelo é “construído com base na grande dicotomia ‘estado (ou sociedade) de natureza/estado (ou sociedade) civil’”, e contém “elementos caracterizadores” deste modelo.
Soluções para a tarefa
Sobre a origem e fundamento do Estado e da sociedade política , a alternativa INCORRETA é:
a) CORRETO - Na concepção política de HOBBES, o estado de natureza é tido como um estado de guerra generalizada, de todos contra todos.
b) INCORRETO - Na concepção política de Aristóteles, o homem é, por natureza, um ser insociável e apolítico.
Para Aristóteles, o homem é por natureza um ser político e gregário. Isso quer dizer que é a vida em comum, que dá sentido e traz a felicidade ao homem, mediante a prática das virtudes, mediadas pela razão.
c) CORRETO - Na concepção política de HOBBES, o poder soberano que resulta do pacto de união, por ser soberano, tem como atributos fundamentais ser um poder absoluto, indivisível e irrevogável.
d) CORRETO - Na concepção política de Locke, a passagem do estado de natureza para o estado civil se realiza mediante o contrato social que é um pacto de consentimento unânime de indivíduos singulares para o ingresso no estado civil.
e) CORRETO - Contrapondo-se a Hobbes, Locke concebe o estado de natureza como um estado de “relativa paz, concórdia e harmonia”.
Bons estudos!