No intestino delgado ocorre grande parte da absorção de nutrientes e seletividade absortiva. Quando o indivíduo obeso relata dificuldades de emagrecer, devemos avaliar o funcionamento da sua microbiota intestinal. A obesidade é uma doença com múltiplos fatores causais, dentre eles a alteração da microbiota intestinal. Além dos fatores clássicos já estudados (genética, comportamento e etilo de vida, alimentação, entre outros), atualmente o estudo da microbiota intestinal também tem mostrado relação com o acúmulo de peso.
CAMARNEIRO, J.M. Assistência Nutricional na Obesidade e Doenças Cardiovasculares. Aspectos Fisiológicos da Obesidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A. 2018.
Nesse contexto, complete as lacunas a seguir:
Quando o indivíduo apresenta um estado em que microrganismos de baixa virulência se tornam patogênicos em virtude do desequilíbrio quantitativo e qualitativo existente, diz-se que o paciente apresenta ____________. Dentre suas causas, destacam-se: ____________, decréscimo de motilidade intestinal, excesso da ingestão de ____________ e baixo consumo de ____________, além da ocorrência de doenças inflamatórias intestinais. O resultado deste desequilíbrio promove aumenta da ingestão de alimentos mais calóricos, e maior absorção de ____________ e gordura.
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente:
Escolha uma:
a.
disbiose intestinal/ redução imunológica/ açúcar/ gorduras/ frutas.
b.
redução imunológica/ disbiose intestinal/ açúcar/ gorduras/ frutas.
c.
disbiose intestinal/ redução imunológica/ frutas/ gorduras/ açúcar.
d.
redução imunológica/ disbiose intestinal/ gorduras/ frutas/ açúcar.
e.
disbiose intestinal/ redução imunológica/ gorduras/ frutas/ açúcar.
Soluções para a tarefa
Respondido por
43
Letra "E" disbiose intestinal/ redução imunológica/ gorduras/ frutas/ açúcar.
leocomercial1:
Correto
Respondido por
15
disbiose intestinal/ redução imunológica/ gorduras/ frutas/ açúcar.
Perguntas interessantes