Física, perguntado por ketleengomes, 11 meses atrás

No interior de um cilindro de volume variável, tem-se uma porção de gás ideal. Para o volume de 10L, a pressão é de 6 atm. Se o volume do g´s for aumentado para 15L, calcule a nova pressão ocupada pelo gás, sabendo que a temperatura permaneceu constante durante todo o processo.

Soluções para a tarefa

Respondido por Fellipe001
44
 \frac{p1V1}{T1} =  \frac{p2V2}{T2}

Transformação isotérmica:
p1V1 = p2V2
6*10=p2*15
6*2 = p2*3
2*2 = p2
p2 = 4atm
Respondido por HawkingLH
1

Quando o volume do gás é aumentado à temperatura constante, pela Lei de Boyle-Mariotte, a pressão diminui. Sendo assim, a nova pressão ocupada pelo gás é p = 4atm.

O que é uma transformação isotérmica?

Uma transformação isotérmica ocorre quando a temperatura não muda em um processo termodinâmico. Esse processo é descrito pela Lei de Boyle-Mariotte, a qual relaciona a pressão e o volume de um gás, sendo dada pela expressão p.V=constante.

Quando um gás que está a uma pressão inicial e a um volume inicial sofre uma mudança para uma pressão final e um volume final, mantendo a temperatura constante durante todo o processo, temos, pela Lei de Boyle-Mariotte,

p_{i}V_{i}=p_{f}V_{f}

Para solucionar a questão, usamos os valores dados para a pressão inicial, volume inicial e volume final, e substituímos na Lei de Boyle-Mariotte, ou seja,

6.10=p_{f}.15

Isolando a variável associada a pressão final, temos

p_{f}=\frac{6.10}{15}=\frac{60}{15}=4atm

Portanto, a pressão final na expansão volumétrica do gás à temperatura constante é p=4atm.

Para saber mais sobre transformações isotérmicas, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/599079

#SPJ2  

Perguntas interessantes