No interior de um avião que se desloca horizontalmente em relação ao solo, com velocidade constante de 1000 km/h, um passageiro deixa cair um copo. Observe a ilustração abaixo, na qual estão indicados quatro pontos no piso do corredor do avião e a posição desse passageiro. O copo, ao cair, atinge o piso do avião próximo ao ponto indicado pela seguinte letra: *
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra R
Explicação:
Pela lei da inércia que é a primeira lei de Newton, os corpos tendem a manter o seu estado de movimento a menos que haja alguma força atuando sobre ele.
No caso do avião, ele possui velocidade constante, o que significa que não há nenhum tipo de aceleração agindo. Isso é o que e chama de referencial inercial.
Tudo o que estiver dentro do avião, passageiro, copos, bagagem etc, estão todos em repouso em relação ao avião. Todos não sentem força nenhuma e todos conseguem ficar parado e se mover pelo corredor sem problemas.
Por causa disso, quando o copo cair ele irá direto ao chão em linha reta. Como o ponto abaixo do copo é mai próximo do ponto R, essa é a resposta.
Imagine como seria se alguém estivesse do lado de fora do avião olhando janela a dentro.
Essa pessoa veria tanto o copo quanto o passageiro se movendo. Quando o passageiro deixa o copo cair, o copo já estava se movendo para frente e ele vai continuar a se mover para frente. Porém agora ele começa a cair, já que foi solto.
A pessoa do lado de fora do avião veria o copo cair imediatamente abaixo do ponto onde ele foi solto, nem para frente e nem para trás.
Perceba que isso se aplica apenas caso o avião esteja com velocidade constante.
Se ele estivesse acelerando, seria igual no carro, você sente uma força te empurrando contra o banco.
Se ele estivesse desacelerando você sentiria uma força te empurrando para frente.