No interior da planta, ocorrem diferentes processos bioquímicos de extraordinária complexidade. Esses processos constituem, em conjunto, o metabolismo vegetal, que inclui tanto reações simples quanto reações complexas, como a fabricação de alimento mediante a presença da luz (fotossíntese). E o metabolismo geral da planta que permite seu crescimento, desenvolvimento e reprodução, possibilitando, assim, a perpetuação das espécies. Assim, podemos considerar, o metabolismo vegetal como sendo dividido em primário e secundário. Diferencie estes dois tipos de metabolismo.
Soluções para a tarefa
O metabolismo primário das planta está relacionado com suas funções vitais, incluindo a fotossíntese, a respiração e o transporte de solutos. Já o metabolismo secundário, diz respeito à biossíntese, em pequena escala, de outras micromoléculas, com maior especificidade e complexidade.
Metabolismo vegetal
As plantas, assim como os animais, também apresentam metabolismo, que consiste em processos bioquímicos que são fundamentais para o correto funcionamento do organismo como um todo. O metabolismo vegetal pode, ainda, ser dividido em primário e secundário.
O metabolismo primário consiste nas funções vitais, ou seja, nas mais importantes para a sobrevivência, como a produção de glicose pela fotossíntese e a respiração. Já o metabolismo secundário, engloba as vias metabólicas do acetato, mevalonato e chiquimato, ciclo do ácido cítrico, produção de ATP, entre outras.
Outra questão sobre metabolismo vegetal:
https://brainly.com.br/tarefa/17080723
#SPJ1
O metabolismo primário é aquele associado a processos fundamentais para todos os vegetais, como o metabolismo de açúcares, que inclui, por exemplo a respiração e a fotossíntese, enquanto o metabolismo secundário se refere a rotas metabólicas de moléculas que não se encontram em todos os vegetais, como betalaínas e alcalóides.
Metabolismo vegetal primário e secundário
O metabolismo vegetal primário inclui as rotas metabólicas de função básica para todos os vegetais, sendo encontradas nos diferentes grupos de plantas. Exemplos deste tipo de metabolismo são os processos de respiração, fotossíntese e o metabolismo de lipídeos.
Já o metabolismo vegetal secundário é aquele responsável por rotas metabólicas importantes, mas que não ocorrem de forma igual em todos os grupos vegetais. Por exemplo, as betalaínas, um tipo de composto secundário, ocorre em apenas uma ordem de angiospermas. Embora importantes, produtos do metabolismo secundário não são tão cruciais para a vida vegetal quanto o metabolismo primário.
A presença de compostos secundários está principalmente associada a interações com o meio ambiente onde a planta vive, tendo papel, por exemplo, na competição com outras plantas ou evitando a herbivoria. Outros tipos de compostos secundários incluem os terpenos e os alcalóides.
Você pode continuar estudando sobre o metabolismo vegetal aqui: https://brainly.com.br/tarefa/24616662
#SPJ1