No interior da cavidade nasal acontecem os processos de filtração e
umidificação do ar inalado. Que estruturas estão envolvidas nesses processos?
Conchas nasais e nasofaringe
Conchas nasais e epitélio colunar pseudoestratificado com cilios
Septo nasal e nasofaringe
Infraglote e traqueia
O Bolsa gutural e sulco filtro
Outro:
Soluções para a tarefa
Resposta:
A parede dorsal da cavidade nasal é formada por cartilagens laterais dorsais e ossos nasais e frontais. A parede ventral é formada por cartilagens laterais ventrais e pelos ossos, incisivos, palatino e maxilar. O limite da cavidade nasal é das narinas até as coanas, que marcam a divisão entre a cavidade nasal e a faringe.
A cavidade nasal é dividida em duas pelo septo nasal, constituído de osso nas partes cranial e caudal e de cartilagem hialina.
As conchas nasais ocupam um grande espaço em cada cavidade nasal. A projeção dessas conchas dentro da cavidade nasal produz quatro passagens para o ar, chamadas meatos. O meato dorsal leva ao fundo da cavidade do nariz e leva o ar ao contato da mucosa olfatória. O meato médio se liga ao sistema de seios paranasais. O meato ventral leva o ar até a faringe. Esses três meatos se originam de um primeiro.
O órgão vomeronasal, situado no assoalho da cavidade nasal, tem como função determinar o sabor dos alimentos na boca por meio da olfação em carnívoros. Em herbívoros ele serve como órgão olfatório acessório.
Explicação:
Boa atividade