Nó início quais eram as principais regras para a publicação de uma tirinha? Essas regras continuam as mesmas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Elas nasceram em 1895 com o personagem Yellow kid (ou menino amarelo), criado pelo artista norte americano, Richard Outcault. As tirinhas do protagonista de pijama amarelo chamaram tanta atenção, principalmente por ter uma linguagem visual completamente diferente de tudo o que era publicado na época que, em pouco tempo, tornaram-se disputadas por vários jornais americanos, saindo apenas na revista Truth, no jornal New York World e no New York Journal American.
Explicação:
Tirinhas são uma forma de contar histórias muito poderosa. Em apenas alguns quadros, você consegue dizer muita coisa. A combinação entre elementos visuais e textuais é o formato perfeito pra fazer rir, inspirar, desabafar e refletir. Mais importante do que a história é como você conta essa história.
Segmento ou fragmento de HQs, geralmente com três ou quatro quadrinhos, apresenta um texto sincrético que alia o verbal e o visual no mesmo enunciado e sob a mesma enunciação. Circula em jornais ou revistas, numa só faixa horizontal de mais ou menos 14 cm x 4 cm, em geral, na seção “Quadrinhos” do caderno de diversões, amenidades ou também conhecido como recreativo, onde se podem encontrar Cruzadas, Horóscopo, HQs, etc.
Fonte: COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
Já o dicionário Houaiss (versão eletrônica) apresenta a seguinte definição para “tira”:
Segmento ou fragmento de história em quadrinhos, ger. com três ou quatro quadros, e apresentado em jornais ou revistas numa só faixa horizontal.