No início dos estudos sobre a comunicação humana, defendia-se que a comunicação tinha como única função informar, transmitir uma intenção. Com a evolução desses trabalhos e,especificamente, com a articulação de diferentes campos de estudo, o entendimento sobre a função da comunicação foi ampliado e verificou-se que a comunicação, ou a linguagem, que é o código usado nesta atividade humana, tem variadas funções. Roman Jakobson foi um dos primeiros teóricos a se dedicar a elas.
De acordo com Jakobson (2003), a linguagem tem seis funções. Quais são elas?
Alternativas:
a)
Literária, informativa, acional, metalinguística, poética e referencial.
b)
Denotativa, conotativa, metalinguística, metafórica, descritiva e figurativa.
c)
Objetiva, subjetiva, organizacional, comunicacional, informativa e poética.
d)
Emotiva, referencial, conativa, poética, fática e metalinguística.
Alternativa assinalada
e)
Emotiva, racional, lógica, denotativa, acional e fática.
2)
O surgimento das teorias enunciativas afeta duas grandes áreas de conhecimento que envolvem a linguagem: a linguística e a comunicação. Uma dessas teorias é o sociointeracionismo. De acordo com ele, a linguagem seria uma prática social, pois é por meio dela que os indivíduos interagem nas diversas esferas de atividade humana. Nesse sentido, a linguagem deixa de ser vista como um instrumento de comunicação de uma intenção de uma fonte a um receptor e passa a ser vista como instrumento de interatividade.
Esta novidade concebida pelo sociointeracionismo acaba por originar também outro conceito inovador no que diz respeito à comunicação entre os falantes. Que conceito é este?
Alternativas:
a)
Gêneros do discurso.
b)
Atitude responsiva ativa.
Alternativa assinalada
c)
Formações imaginárias.
d)
Condições de produção.
e)
Sujeito descentrado.
3)
Leia a seguir o trecho de uma reportagem:
Quilombolas e indígenas estão em luta pelo território, camponeses em luta pela terra, e estão todos sendo exterminados, assassinados, despossessados. Os "condenados da terra", como escreveu Frantz Fanon, são as vítimas do trabalho escravo e da pistolagem, excluídos do acesso à terra, à água, ao espaço para viver e se reproduzir, que se concentra na mão de fazendeiros, banqueiros e das grandes mineradoras, protegidos por um Poder Judiciário injusto e por representantes políticos fiéis à oligarquia que os financia.(MILANEZ, F. A explosão da violência na luta pela terra e território. Carta Capital, 15 abr.2016. Sociedade. Disponível em: . Acesso em: 17 abr. 2016.)
Considerando o que você leu neste trecho, julgue as afirmativas a seguir:
I. A presença de crase na ligação entre a palavra acesso e as palavras terra e água está correta, uma vez que essa palavra é regida pela preposição a.
II. A ocorrência da preposição do logo após excluído está incorreta, uma vez que excluído é regido pela preposição por (pelo/pela).
III. A palavra luta, na primeira linha, é corretamente seguida pela preposição pelo/pela, pois este substantivo, quando seguido de complemento, é regido pela preposição por (que se torna pelo/pela na fusão com os artigos definidos o/a).
IV. A ocorrência de crase logo após a palavra fiéis está incorreta, pois este substantivo não é regido por nenhuma preposição. Estão corretas apenas as afirmativas:
Alternativas:
a)
I e III.
Alternativa assinalada
b)
I e II.
c)
II e III.
d)
III e IV.
e)
I e IV.
4)
As figuras de comunhão têm a finalidade de criar ou verificar a comunhão do orador com o seu auditório, o que pode ser feito de duas formas.Quais são as duas figuras de comunhão principais?
Alternativas:
a)
Ironia e metáfora.
b)
Antítese e acumulação.
c)
Alusão e antítese.
d)
Metáfora e apóstrofe.
e)
Alusão e apóstrofe.
Alternativa assinalada
Soluções para a tarefa
1. De acordo com Roman Jakobson, as funções de linguagem são: Emotiva, referencial, conativa, poética, fática e metalinguística. Assim, alternativa D.
- função referencial: tem como função transmitir uma informação de forma objetiva, direta e impessoal, ou seja, sem a opinião do emissor. Geralmente presente em notícias, textos técnicos e livros didáticos por exemplo.
- função emotiva: é pessoal e subjetiva, sua função é comunicar as emoções e sentimentos do emissor. Muito presente em cartas pessoais, entrevistas e músicas.
- função conativa: tem a função de influenciar e convencer o receptor. É comum em publicidades e propagandas.
- função poética: visa transmitir a mensagem de uma forma mais bonita, sendo elaborada e estruturada com palavras selecionadas pela sonoridade e estética. Comum em poemas, obras literárias e músicas.
- função fática: utilizada para iniciar uma comunicação e assegurar a sua continuidade. São os cumprimentos e as saudações.
- função metalinguística: sua função é explicar o próprio código comunicativo. Exemplo: dicionários e gramáticas.
2. O sociointeracionismo originou o conceito de gêneros de discurso. Assim, alternativa A.
O conceito de gêneros discursivos ou gêneros textuais surgiu como objeto de ensino da Língua Portuguesa.
O sociointeracionismo está na ideia de que a verdadeira essência da linguagem não é a mera formação de sistema de regras e enunciados isolados, mas a interação social realizada através dos enunciados.
Nesse sentido, para melhorar o ensino seria necessário refletir sobre situações reais de uso da linguagem, materializada nos diferentes tipos de textos que circulavam, uma vez que cada pessoa aprendia e percebia de uma forma. Isso fez surgir o conceito de gênero textual.
3. Considerando as regras gramaticais da língua portuguesa, é o correto o que se afirma apenas em I e III. Logo, alternativa A.
- A utilização da preposição “do” logo após a palavra “excluído” está correta, pois a “excluído” é regido pela preposição “de” que sendo a preposição “do” uma variante desta.
- A ocorrência de crase logo após a palavra fiéis está correta, pois este substantivo não é regido por nenhuma preposição “a”.
4. As duas principais figuras de comunhão são: Alusão e apóstrofe. Assim, alternativa E.
Além da alusão e apostrofe há ainda uma terceira figura de comunhão chamada citação.
Ver mais em: https://brainly.com.br/tarefa/8522381
1) Às seis funções da linguagem descrita por Jakobson (2003), corresponde a alternativa D: "Emotiva, referencial, conativa, poética, fática e metalinguística."
A linguagem evoluiu ao longo dos anos e tornou-se mais complexa ao longo do tempo, bem como mais específica em seu significado. A maneira como usamos a linguagem em nossas vidas diárias dependem do contexto e da situação em que a usamos.
Como uma língua difere de um dialeto?
- A linguagem é uma forma de comunicação. É um conjunto de regras projetadas para serem compreendidas pelas pessoas que a falam;
- O termo "dialeto" é uma referência à forma como as pessoas falam em diferentes regiões.
Entenda mais sobre as diferentes funções de linguagens em: https://brainly.com.br/tarefa/25087064
2) O conceito que o sociointeracionismo originou, corresponde a alternativa A: "Gêneros do discurso."
O interacionismo social é uma maneira de pensar sobre seus relacionamentos com os outros e com o mundo em geral. É uma maneira de pensar que se concentra no indivíduo e não no que outras pessoas pensam ou fazem.
O que é um gênero discursivo?
- Os gêneros discursivos são um subconjunto dos gêneros de narrativa, ou formas narrativas;
- Os gêneros discursivos são narrativas construídas por meio do discurso, e não por meio da ação direta.
Entenda mais sobre o gênero discursivo em: https://brainly.com.br/tarefa/20913016
3) Conforme o texto e as regras gramaticais, a opção correta é a alternativa A: "I e III."
Quando deve-se usar a crase?
- Na junção de um artigo feminino e a preposição "a";
- Pronomes de tratamento;
- Antes de palavras femininas;
- Indicar horário;
O que são preposições?
- A preposição é uma palavra invariável que liga duas outras palavras, em que, estabelece uma relação de sentido;
- As preposições incluem advérbios de localização e direção, bem como pronomes relativos.
Entenda mais o uso da crase e as preposições em: https://brainly.com.br/tarefa/4915787
4) As principais figuras de comunhão, corresponde a alternativa E: "Alusão e apóstrofe."
Qual o conceito de apóstrofo?
- Apóstrofo é um sinal de pontuação que indica a omissão de uma palavra ou frase no final de uma frase. Apóstrofos são usados para indicar omissão em palavras como "ele" e "eles";
- Existem dois tipos de apóstrofos: o agudo e o grave.
Qual o conceito de alusão?
- Alusão é uma palavra que é usada em uma única frase para se referir a outra coisa. Pode ser usado para se referir à mesma coisa, bem como a algo diferente;
- A alusão é uma técnica útil quando você quer que seu público entenda o que você está dizendo. Isso pode ajudá-lo a criar uma conexão emocional com seu público e fazê-lo pensar ou sentir algo no momento.
Entenda mais sobre a alusão e apóstrofo em: https://brainly.com.br/tarefa/28967180
5) A 6) A 7)D 8)E 9)B 10)B