No início dos anos 90 do século xx, a coexistência de altas taxas de inflação com deficits fiscais operacionais elevados exemplifica o que se convencionou chamar de efeito-tanzi às avessas.
Soluções para a tarefa
Analisando a economia brasileira contemporânea, na década de 1980, grande parte do déficit em conta corrente deveu-se ao aumento dos encargos da dívida externa, provocado pelos elevados juros vigentes no mercado externo.
Dívida externa
São os financiamento e empréstimos adquiridos no exterior por empresas privadas ou estatais, além do próprio governo, somados como débitos de um país.
Os encargos de dívidas atreladas a outras unidades monetárias, alterações cambiais e de taxação, refletem na economia de um país. Assim, o controle da dívida externa é essencial para o recebimento de novos investimentos estrangeiros.
Para mais informações sobre dívida externa, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/9710586
Questão completa
No que diz respeito à análise da economia brasileira contemporânea, assinale a opção correta.
A. Apesar do aumento expressivo dos salários reais, a contenção da inflação no período do chamado milagre econômico foi possível graças à existência de capacidade ociosa na economia brasileira.
B. Na década de 1980, grande parte do déficit em conta corrente deveu-se ao aumento dos encargos da dívida externa, provocado pelos elevados juros vigentes no mercado externo.
C. O insucesso do Plano Cruzado em conter, de forma duradoura, a inflação deveu-se principalmente à adoção de políticas monetárias restritivas, que culminaram na alta das taxas de juros reais e na valorização expressiva dos ativos financeiros.
D. No início dos anos 90 do século XX, a coexistência de altas taxas de inflação com deficits fiscais operacionais elevados exemplifica o que se convencionou chamar de Efeito-Tanzi às avessas.
E. No processo de abertura econômica no governo Collor, reduziram-se substancialmente as tarifas de importação e adotou-se o câmbio livre, porém não se alterou a miríade de barreiras não-tarifárias que impunham sérias restrições ao comércio externo.