no início dos anos 50 Getúlio Vargas viu se as voltas com várias situações contraditórias durante seu governo assinale a alternativa que não apresenta uma dessas situações
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa E.
Explicação: o governo de vargas deixou de pagar a dívida externa ao f.m.i sem romper as relações com os Estados Unidos, aproveitando a participação deste na guerra da Coréia.
Nessa tarefa, a alternativa que não representa uma das contradições de Getúlio Vargas, no começo dos anos 1950, foi a opção B, pois a UDN liderava a oposição ao governo.
A Era Vargas
Vargas foi um político brasileiro que foi presidente do Brasil em duas ocasiões, sendo a primeira a partir de 1930. Esse seu primeiro governo perdurou até 1945, em um período denominado Estado Novo. Posteriormente, nos anos 1950, Vargas foi eleito e, novamente, exerceu esse mandato.
Nessa época, existia a UDN, um partido político que liderava as ações da oposição ao governo, diante de outras coligações existentes, as quais garantiram Getúlio no poder. Ademais, ele teve atuações marcantes no campo econômico, principalmente relacionadas aos trabalhadores.
Continuação da questão:
a) Sob o ponto de vista eleitoral, o governo teve que equilibrar-se numa aliança que envolvia as forças dos antigos caciques interventores do PSD, controladores das políticas interioranas, com as forças do operariado e das classes médias urbanas, aglutinados no PTB.
b) Vargas teve que estruturar um governo composto por ministros de distintos partidos políticos (PSD, PSP, PTB e UDN) como uma forma de ampliar o seu apoio no Congresso Nacional onde sua representação era nitidamente minoritária.
c) Vargas procurou convencer o trabalhador de que o patrão não era seu inimigo, e o patrão, de que o trabalhador era elemento indispensável à criação da riqueza, construindo uma política de aproximação e cooperação entre as classes.
d) Vargas manobrou entre duas concepções básicas sobre o desenvolvimento econômico: a que defendia o desenvolvimento autônomo e preservador das riquezas nacionais, por um lado, e a que advogava o desenvolvimento associado ao capital externo, inclusive no caso do petróleo e minerais atômicos, por outro.
e) O governo Vargas deixou de pagar a dívida externa ao F.M.I. sem romper as relações com os Estados Unidos, aproveitando a participação deste na Guerra da Coréia.
Entenda mais sobre a Era Vargas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/126137
#SPJ2