História, perguntado por cleberson14152, 8 meses atrás

No início dos anos 1990 o Brasil havia intensificado os processos de abertura ao exterior, de fomento às privatizações, de renegociação da dívida externa e de desregulamentação do mercado. A estabilização permanecia, no entanto, um desafio resistente às várias tentativas de eliminação da inflação. Em 1993, o ministro da Economia do governo Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, implementou um plano econômico de estabilização conhecido como Plano Real, apoiado por uma equipe de economistas, dentre os quais se incluem Gustavo Franco, Winston Fritsch, André Lara Resende, Edmar Bacha e Pérsio Arida. O Programa de Estabilização Econômica, ou Plano Real, foi concebido e implementado em três etapas, quais sejam: a) equilíbrio das contas públicas, com redução de despesas e aumento de receitas, ao longo dos anos de 1993 e 1994; b) criação da Unidade Real de Valor (URV), para preservar o poder de compra da massa salarial, evitando medidas de choque como confisco de poupança e quebra de contratos; e, c) emissão de uma nova moeda nacional com poder aquisitivo estável, o real. LACERDA, et al. Economia Brasileira. São Paulo: Saraiva, 2006. O Plano Real é apontado como a melhor experiência de estabilização da economia brasileira, principalmente por seus efeitos imediatos sobre a economia nacional. Nesse sentido, de acordo com as informações apresentadas e com base no material didático da disciplina, apresente os principais efeitos imediatos do Plano Real e os efeitos esperados de longo prazo.

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
12

O efeito imediato do Plano Real era o caráter regulador, que se mostrou bastante eficaz na época, pois a inflação calculada nos meses da vigência do mesmo ficou em cerca de 3%, em comparação ao cruzeiro, tal inflação ficava em torno de 190%.

Já os efeitos a longo prazo esperados pelo governo com a implantação do Plano Real foram os seguintes: baixas taxas de inflação mantidas, aumento do poder aquisitivo da população, modernização das indústrias e crescimento da economia.

Bons estudos!

Perguntas interessantes