No início dos anos 1980, o predomínio de Paulo Freire no campo educacional brasileiro foi contestado pela “pedagogia histórico-crítica”, também chamada de “pedagogia crítico-social dos conteúdos”, desenvolvida por Dermeval Saviani.
Com relação à teorização de Saviani, avalie as afirmativas a seguir:
I. Para Saviani, uma prática educacional que não consegue se distinguir da política perde sua especificidade.
II. Saviani critica as pedagogias ativas mais liberais, enquanto compactua com a pedagogia libertadora freireana.
III. A pedagogia de Saviani é a única, dentre as pedagogias críticas, que deixa de ver uma conexão intrínseca entre conhecimento e poder.
IV. A análise de Saviani se alinha com as análises marxistas, que enfatizavam o caráter ideológico do conhecimento.
Soluções para a tarefa
Resposta: I e III
Explicação: Corrigido pelo AVA
A afirmativa III está correta, tendo em vista que Saviani é o autor que defende a pedagogia crítica e esta não apresenta relação entre conhecimento e poder. Para o autor, o conhecimento é o outro lado do poder.
Dermeval Saviani é um importante educador brasileiro, nascido em 1944. Ele é conhecido por ter desenvolvido a "Pedagogia Histórico-Crítica", uma teoria educacional que busca unir a teoria e a prática, a fim de promover uma educação crítica e transformadora (V, F, V e F).
A Crítica Pedagógica de SavianiI
I) Para Saviani, a educação é uma prática política, e não pode ser desvinculada das questões sociais e políticas mais amplas (verdadeira).
II) Saviani critica a abordagem das pedagogias ativas que enfatizam apenas o desenvolvimento do potencial do aluno, sem se preocupar com os conteúdos específicos da educação. No entanto, Saviani também tem críticas em relação à pedagogia libertadora de Freire, argumentando que ela enfatiza excessivamente a dimensão política e ignora a importância dos conteúdos específicos (falsa).
III) Para Saviani, o conhecimento está intrinsecamente ligado ao poder, e a educação é um instrumento fundamental para a construção e reprodução das relações sociais de poder. Ele argumenta que a escola tem um papel fundamental na transmissão e reprodução da cultura dominante, mas que isso pode ser revertido por meio de uma pedagogia crítica que questione a ordem social existente (verdadeira).
IV) A análise de Saviani argumenta que a escola é um dos principais mecanismos de reprodução da ideologia dominante, e que uma pedagogia crítica é fundamental para questionar essa ordem social existente (falsa).
Estude mais sobre Saviani em: https://brainly.com.br/tarefa/54374563
#SPJ2