História, perguntado por savre, 10 meses atrás

“No inicio do seu reinado invadiu Granada e, com esta conquista, lançou os fundamentos do seu Estado. Não encontrou, então, nenhuma oposição ao empreendimento. Os barões de Castela, preocupados com a referida guerra, não se dedicavam a outras coisas, e, com isto, Fernando conquistava, entre todos, reputação e força, sem que eles o percebessem. E pôde, com o dinheiro da Igreja e do povo, manter suas tropas e, com uma campanha prolongada estruturar seus exércitos e consolidar sua fama de militar.” A formação do Estado Nacional espanhol moderno esteve diretamente vinculado:

a) Ao patrocínio exclusivo por parte de uma rica burguesia de judeus e cristãos que queriam acabar com o monopólio econômico dos árabes na Península Ibérica.

b)À longa luta de reconquista empreendida pelos grupos militares cristãos para expulsar o elemento islâmico que se fixara na Península Ibérica desde o século VIII. Com o casamento de Isabel de Castela com o Fernando de Aragão, houve a unificação política.

c) O setor religioso não teve importância na formação do Estado nacional espanhol.

d) A fragilidade da burguesia das cidades comerciais espanholas foi superada com a formação do Estado.

e) A fundação da Universidade de Alcalá de Henares. A universidade constituía um poderoso centro de estudo das culturas clássicas e orientais, dedicado especialmente à tradução e ao estudo do texto bíblico, o que colabora no desenvolvimento das teorias sobre a centralização monárquica.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
1

Letra B: sobre a formação do Estado Nacional espanhol moderno, podemos apontar que ele esteve diretamente vinculado à longa luta de reconquista empreendida pelos grupos militares cristãos para expulsar o elemento islâmico que havia se infiltrado e instalado na Península Ibérica ainda no século VIII e conquistado terras espanholas.

Aos poucos os portugueses é que iniciaram uma lenta reconquista e resistiram, inspirando e também motivando grupos ibéricos que posteriormente seriam identificados como espanhóis. Foi o casamento de Isabel de Castela com o Fernando de Aragão que gerou a unificação da Espanha.

Perguntas interessantes