No início do século XXI, uma comissão internacional, orientada pela ONU, elaborou um documento denominado A Carta da Terra. Podemos afirmar que o objetivo principal desse documento era servir como referencial ético para os povos do planeta. O preâmbulo diz o seguinte: “Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações”. Reflita a respeito do trecho lido e responda às seguintes questões: 1 - De que forma as pessoas podem tomar consciência e efetuar uma mudança de comportamento perante os valores éticos? 2 - Você acredita que suas decisões ou escolhas podem afetar o futuro da humanidade? 3 - São confiáveis e coerentes os princípios propostos pela Carta da Terra?
Soluções para a tarefa
1 - As pessoas podem tomar consciência sobre os valores éticos dedicando um tempo para pensar sobre eles, de modo a avaliar se aquilo que lhe disseram e que tomava como certo de fato de sustenta, posicionando-se, então, a favor ou contra eles.
2 - Pode parecer que não, mas são as decisões individuais de cada pessoa somadas que causam as mudanças sociais, de modo que as decisões de uma pessoa podem sim mudar a realidade.
3 - Sim, são princípios confiáveis pois tratam de um problema geral, sendo o resultado de reflexão detida sobre a condição humana atual.
Resposta:
Explicação:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
1 - Através de campanhas de divulgação da Carta da Terra, as pessoas podem sofrer influência e realizar uma autoanálise a respeito de como tem agido moralmente, podendo definir, então, um plano de ações ou propostas sobre como poderá contribuir para construir valores morais.
2 - As definições e escolhas embasadas na ética e moral tendem a contribuir para realizar a humanização no futuro de modo mais pleno.
3 - A Carta da Terra aponta valores éticos e pode construir uma sociedade mais justa, democrática e humanizada.