No inicio do século xxI,os currículos de História e Geografia foram influenciados por concepções educacionais que visavam construir um saber mais plural.
Soluções para a tarefa
O currículo de história e geografia é influenciado por conceitos educacionais. A resposta correta para esta afirmação é V, F, V, V, V.
Literatura afro-brasileira
A literatura afro-brasileira existe no Brasil desde meados do século XIX com a publicação do romance Úrsula de Maria Firmina dos Reis em 1859. Outros escritores do final do século XIX e início do século XX incluem Machado de Assis, Cruz e Sousa e Lima Barreto. No entanto, a literatura afro-brasileira como gênero que reconhecia as origens étnicas e culturais do escritor não ganhou destaque nacional no Brasil até a década de 1970 com o ressurgimento da política da Consciência Negra conhecida como Movimento Negro.
A luta de dos Reis e da Gama foi continuada pela próxima geração de escritores afro-brasileiros como Carolina Maria da Jesus, Cuti, Hugo Ferreira e Conceição Evaristo. Em 1978 foi publicada a série Cadernos Negros contendo poemas de oito escritores afro-brasileiros e os custos de impressão foram divididos entre os oito autores. Um ano depois, foi publicada a segunda edição de Cadernos Negros contendo contos de 12 escritores afro-brasileiros. O presidente Lula da Silva alterou os dispositivos da Lei 10.639 em janeiro de 2003.
A emenda tornou obrigatória a educação da história e cultura afro-brasileira. Isso faz com que a necessidade de materiais didáticos e livros de literatura sejam adequados para os alunos.
Perguntas completas:
No início do século XXI, os currículos de História e Geografia foram influenciados por concepções educacionais que visavam construir um saber mais plural e democrático. De acordo com o excerto apresentado, analise as asserções a seguir e identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A implementação da lei 10.639 de 2003 tornou obrigatório o ensino de cultura e história afro-brasileira e africana no ensino básico.
( ) O governou passou a incentivar os sistemas de ensino a pesquisarem sobre processos educativos orientados por valores, visões de mundo e conhecimentos eurocêntricos.
( ) O estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, passou a ser incentivado no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileira.
( ) O governo instituiu a lei 11.645/08 que tornou obrigatório o ensino de história e cultura indígena no ensino básico.
( ) Os currículos buscaram corroborar conteúdos que refletissem sobre as desigualdades observadas, ainda hoje, como resultado da escravidão.
A sequência correta é:
a. F, F, V, F, V.
b. F, F, V, V, V.
c. V, V, F, F, V.
d. V, F, V, V, V
e. F, F, F, F, V.
Saiba mais sobre democrático:
brainly.com.br/tarefa/22552087
#SPJ1