No início do século XX, o sociólogo Sérgio Buarque Holanda tentou definir o que seria o caráter do povo brasileiro. Para isso, fez uso da expressão “homem cordial”. Assinale a opção que representa essa característica cultural.
Escolha uma opção:
a.
Movido pelas paixões e fortes interesses, o brasileiro encontra dificuldade em distinguir as atribuições públicas e as responsabilidades privadas.
b.
A impessoalidade o define, fortalecendo a ideia de cidadania.
c.
O Estado se sobrepõe aos desejos familiares e comunitários.
d.
Indiferente aos anseios da população e com a finalidade centrada nos interesses da camada político-social que lhes traça as diretrizes.
e.
Marcado por um republicanismo democrático e transparente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a. Movido pelas paixões e fortes interesses, o brasileiro encontra dificuldade em distinguir as atribuições públicas e as responsabilidades privadas.
Explicação:
Antes da análise do patrimonialismo, na década de 1930, Sérgio Buarque de Holanda (1995), abordando o caráter do brasileiro, discutiu a ideia do “homem cordial”, compreendendo essa filosofia como característica fundamental do povo em geral. A cordialidade explicaria o “jeitinho” que tudo consegue contornar, incluindo o aparato legal. Assim, movido pelas paixões e fortes interesses e moldado de acordo com uma ética familiar, este homem cordial”, de posse do cargo público, encontra dificuldade em distinguir as atribuições públicas e as responsabilidades privadas, afetando a eficiência dos órgãos governamentais.