No início do século XX, as capitais brasileiras começaram a sofrer grandes transformações, que impactaram também na produção artística. Marque a(s) alternativa(s) que melhor explica(m) esse contexto; depois, indique a soma delas.
1)
Nesse período, vários artistas nacionais estavam em contato direto com as vanguardas europeias.
2)
O excesso de industrialização das metrópoles fez com que muitos artistas se refugiassem em cidades do interior, produzindo obras que valorizavam a natureza.
4)
A propagação tecnológica mudou consideravelmente a organização social e espacial das cidades. As máquinas, velozes e repletas de novidades, trouxeram novas formas de relações e de perspectivas em diversas áreas de conhecimento, inclusive no campo artístico.
8)
Houve um aumento na concentração de pessoas que viviam nas áreas rurais. Desse modo, a arte nacional passou a refletir com mais intensidade as tradições locais.
16)
Nesse período, uma parcela dos habitantes das capitais começou a criar campanhas contra as tendências e as modas vindas do estrangeiro.
Soluções para a tarefa
São verdadeiras as afirmativas 1, 4 e 16 (somando, portanto, 21).
O fenômeno da arte no Brasil, ao menos da arte nas grandes capitais, esteve sempre historicamente ligada com a Europa (o que não foi diferente no Século XX), o que, na época, representava lidar com o tema da industrialização e das mudanças profundas que este fenômeno novo levava para as relações de trabalho.
O Modernismo, principal movimento do período, apesar da inspiração europeia, buscou resgatar o "genuinamente brasileiro", reforçando isto em detrimento daquilo visto como estrangeiro.
Resposta:
Alternativa correta é a somatória das proposições 1 e 4.
Explicação:
Por mais aceitável que seja a proposição 16, atente para o seguinte detalhe: "Uma parcela dos habitantes". Obviamente os artistas possuíam o status de habitante nas capitais, porém não foi essa a ênfase dada e sim para a população como um todo. Desse modo, a alternativa 16 está incompleta pelo ausência do detalhamento, já que a majoritária parcela de HABITANTES das grandes capitais tinham uma apreciação pela arte nos padrões Clássicos.