No início do Século XX, aconteceu o último grande conflito por demarcação de terras no Brasil. A compra do Estado do Acre, pertencente à Bolívia, foi o desfecho de uma longa negociação, iniciada ainda no século passado. O conflito foi decorrente da disputa pelos seringais da Região do Rio Acre, levando bolivianos e brasileiros à luta armada. Plácido de Castro, líder dos brasileiros, defendia o direito de posse da terra considerando que o Brasil já estava há muito tempo na área explorando a borracha.
Mesmo com os Estados Unidos apoiando a Bolívia, em 1901, o acirramento da guerrilha armada provocou uma nova negociação, resultando na aquisição do território pelo Brasil, em 1903. O preço pago à Bolívia foi 2,5 milhões de libras e o compromisso de construção de uma estrada de ferro ligando os dois países, a Madeira-Mamoré.
De maneira pacífica, até 1910 foram assinados outros tratados com países que fazem fronteiras com o Brasil. A defesa dessas fronteiras foi reforçada na década de 70, com a demarcação de terras indígenas, a fim de evitar a invasão de contrabandistas e fugitivos.
a) O que você entende sobre “segurança nacional”?
b) Seria um problema as terras indígenas demarcadas nas fronteiras do Brasil?
c) Que riscos essa demarcação traria para a segurança nacional?
d) Qual é a sua opinião sobre esta questão?
e) Qual a sua opinião sobre o apoio dos Estados Unidos à Bolívia na questão do Acre? Porque os Estados Unidos apoiou a Bolívia?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Respostas:
a) bem, entendo que :a segurança nacional é uma atribuição fundamental do Estado moderno e sua prerrogativa exclusiva. O conceito é inerente à noção de Estado nacional desde a sua origem, no século XVII.
b) acho que não
desculpa moça (o) mas eu so sei essas duas não me jugue por ter feito so 2 é o que eu tendia eu espero ter ajudado :3
Perguntas interessantes
Química,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás