No início do século XX, a República recém implantada no país buscava passar uma imagem condizente com suas expectativas políticas. Para isso, foram desenvolvidos projetos de reformas urbanas em algumas capitais brasileiras, especialmente na cidade do Rio de Janeiro. Nesse sentido, a imagem analisada demonstra: *
A)como a arquitetura, com inspiração francesa, refletia a modernidade incorporada ao novo sistema de governo, o qual garantia um rompimento com as estruturas sociais do período Imperial.
B) O planejamento feito pelo governo no sentido de entregar uma cidade baseada nos ideais de progresso que garantiriam para a população os princípios democráticos.
C)como o governo republicano contribuiu para o estabelecimento da ordem através da reforma urbana.
D) a tentativa de utilizar elementos, como a energia elétrica, com a função de criar uma imagem da capital brasileira baseada no progresso, ainda que isso ocorresse através da marginalização da população mais pobre.
D) que a estratégia de transformar a cidade do Rio de Janeiro na “Paris dos Trópicos” foi bem sucedida e obteve ampla aceitação popular.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Sem o contexto, eu "chutaria" B, pois a arquitetura e a energia elétrica tem início no império, não houve reformas urbanas importantes, "Paris?" acho que não.
ivanivam:
olha irmao
Respondido por
2
no governo a republica tinha que passar um ar de modernidade por isso imitação da cidade de paris para passer uma sensação de modernidade por isso na fotografia a imagem de varias pessoas de terno
resporta letra D
Perguntas interessantes