História, perguntado por kaminhapm, 9 meses atrás

No início do século XVII, persistia a falta de uma definição clara sobre o nome das terras colonizadas. A disputa entre os nomes de “Terra de Santa Cruz” e “Brasil” expressava de um lado um caráter religioso e do outro comercial. Entretanto, em grande parte do mundo essas terras eram conhecidas simplesmente como “América”.
Considerando o texto acima e os conteúdos do artigo-base, Portugueses, americanos, brasileiros: identidades políticas na crise do Antigo Regime luso-americano, sobre as identidades no Brasil colonial, leia as seguintes afirmativas:

I. ( ) Em coexistência com outras identidades locais emergia a identidade do português “americano”, não sendo capaz inicialmente, porém, de portar conteúdos políticos mais profundos.
II. ( ) A colonização portuguesa era marcada pela coexistência de identidades coletivas múltiplas e de variada abrangência, resultando em conflitos de diversas naturezas.
III. ( ) As condições próprias de colônia, de um espaço essencialmente agrário e submetido a uma ordem social profundamente hierarquizada, escravista e violenta, a submissão às necessidades da disputa mundial entre as grandes potências, o perigo de invasões e a imposição das necessidades da metrópole portuguesa, geravam contestações e protestos que muitas vezes abalavam as relações entre monarca e súditos, sob as quais se alicerçavam as bases da nação portuguesa, sem adquirir entretanto um caráter de ruptura.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:



A V – V – F
B F – V – V
C V – F – F
D V – V – V
E F – F – V
O período dos reinados de D. José I (iniciado em 1750) e D. Maria I (iniciado em 1777) foi marcado por uma série de reformas que, através do reconhecimento de especificidades próprias dos espaços coloniais americanos no conjunto do Império, buscavam uma exploração mais racionalizada desses domínios como forma de diminuir a desvantagem de Portugal no cenário de competição política e econômica das grandes potências europeias. Reconhecida como detentora de características próprias, a América portuguesa seria alavanca fundamental para o “bem comum” da nação portuguesa.


Fonte: Texto elaborado pelo autor dessa questão.


Considerando a citação e os conteúdos do artigo-base, Portugueses, americanos, brasileiros: identidades políticas na crise do Antigo Regime luso-americano, analise as seguintes proposições:

I. O desenvolvimento das contradições no universo colonial criou condições favoráveis para que as identidades locais entrassem em choque com a ideia de “nação portuguesa” que as unificavam.

PORQUE

II. As reformas e o reconhecimento da existência de especificidades próprias dos espaços coloniais americanos acabaram por favorecer o desenvolvimento das identidades locais que começaram a desenvolver maior conteúdo político.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

A
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.

B
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.

C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por crodao
1

sobre a identidades no Brasil colonial a resposta é a letra

D- V V V

sobre o antigo regime luso-americano a resposta é a letra

A -  as duas são verdadeiras e a segunda é justificativa da primeira

Perguntas interessantes